Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

As coisas podem ser diferentes agora...

As coisas podem ser diferentes agora...
Fernando Eing Gonçalves
jul. 10 - 2 min de leitura
000

A maioria de nós trazemos o fator punição gravado na mente. Aprendemos que, se fizermos algo errado, seremos punidos. Essa punição pode ser dada pelos pais, professores, ou qualquer outra figura de autoridade... Nos tornamos tão condicionados, que se não houver ninguém para nos castigar, acabamos punindo a nós mesmos, até mesmo sem perceber.

Na infância talvez tenha passado por situações assim "Você se comportou mal... não vai ganhar doce", "Você tirou nota vermelha... vai apanhar." ou "Eu não falei que era pra você guardar os seus brinquedos? Vai ficar de castigo agora pra aprender a obedecer.". Essas situações não são muito bem filtradas pela criança, e geralmente ela generaliza aquela experiência. Na cabeça dela, o aprendizado que fica pode ser algo do tipo: "Não posso errar... Tenho que obedecer sempre... Tenho que fazer o que os outros mandam... Não posso fazer o que tenho vontade... Não posso ter aquilo que mais quero... Tenho que ser bom em tudo... Tenho que fazer tudo certo... ou serei punido."

Essas distorções e generalizações criadas na infância, hoje aparecem assim: "Eu não sou o melhor no meu trabalho, por isso não mereço ganhar tanto dinheiro", "Eu não sou uma pessoa boa, por isso não mereço alguém bacana ao meu lado", "Eu queria tanto fazer uma viagem, mas não posso, tenho coisas 'mais importantes' pra fazer", "Eu queria tanto montar meu próprio negócio, gerar empregos, conquistar minha independência financeira, tornar o mundo melhor... mas isso não é para mim, eu não sou tão bom, tem gente muito melhor e mais capacitada que eu...", e por aí vai...

Devido a esses condicionamentos, limitamos muito nossos rendimentos, nossa felicidade, nossas experiências, e acabamos sabotando nosso próprio sucesso. Passamos a acreditar que não somos merecedores, que não somos bons o suficiente, que não podemos fazer isso ou aquilo...

Saiba que independentemente do que lhe disseram no passado, foi você quem decidiu acreditar e aceitar naquilo completamente... isso só pode ser feito por você. É você quem tem a palavra final... quem determina se é ou não merecedor.

Portanto, quero que saiba que você pode ser tornar merecedor de tudo aquilo que deseja. Você está disposto a fazer o que precisa ser feito?


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.