[ editar artigo]

AS CONSEQUÊNCIAS DO CONTÁGIO SOCIAL EM NOSSAS VIDAS

AS CONSEQUÊNCIAS DO CONTÁGIO SOCIAL EM NOSSAS VIDAS

O fenômeno do Contágio Social ocorre através da influência que o meio no qual vivemos e as pessoas com as quais convivemos exercem em nossas vidas.

Portanto, de acordo com a teoria do Contágio Social, você é "a média das 5 pessoas com quem mais convive".

Outro dito popular conhecido e que valida a existência do Contágio Social é o seguinte: "Diga-me com quem andas e direi quem tu és."

Isso significa que as pessoas com quem nos relacionamos frequentemente têm um grande poder de influência sobre nós, até porque o ser humano tem a tendência de imitar e de copiar os hábitos daqueles a quem ele deseja se manter próximo, a fim de que se sinta pertencente a um determinado grupo que seja importante para o indivíduo em questão.

Ou seja, "as roupas que usamos, a linguagem que utilizamos, os alimentos dos quais gostamos, as músicas que escutamos, nosso humor e até nosso peso consistem em fatores que são em parte determinados pela comunidade na qual vivemos."

Portanto, precisamos escolher com sabedoria e responsabilidade quem nos rodeia, uma vez que estudos comprovam que temos a propensão, muitas vezes inconsciente, de repetirmos os comportamentos que são realizados perto de nós.

É indispensável nos cercarmos das pessoas certas, que nos inspirem sempre a buscarmos o nosso crescimento individual e coletivo, pois "ao mesmo tempo em que moldamos um ambiente, também somos moldados por ele."

E você, tem escolhido suas companhias e seu entorno com sabedoria?

Glória Caroline Neri Mantovani

Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Glória Caroline Neri Mantovani
Glória Caroline Neri Mantovani Seguir

Sou a Glória, filha de Alvadi Mantovani e Maria das Vitórias Neri Mantovani. Terapeuta Sistêmica, Floral e Consteladora... A serviço e à disposição!🌹

Ler conteúdo completo
Indicados para você