Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

As contribuições do Reiki em uma Postura Sistêmica perante a vida

As contribuições do Reiki em uma Postura Sistêmica perante a vida
Anna Soligo
dez. 20 - 6 min de leitura
040

Entendemos por ressonância, o retorno de estímulos da mesma vibração. Portanto, o que emitirmos, é exatamente o que iremos receber.

O Reiki é uma técnica japonesa de relaxamento do corpo e da mente e que também promove a cura. Baseia-se na ideia de que uma “energia da força vital” não conhecida flui através de nós. Assim, através do Reiki, a energia vital pode ser canalizada através da imposição de mãos realizada sobre determinada pessoa, ocasionando bem estar e ativando os Chakras, pontos fundamentais para a saúde o corpo.

O Reiki conta com 5 princípios básicos e que auxiliam no fluxo sistêmico  de uma vida mais abundante e feliz:

1- Só por hoje não fique com raiva

A raiva é um estado emocional nocivo à saúde humana, afinal, só faz mal a quem sente. Não resolve o problema real e não permite que o agressor pague pelo que fez. É preciso libertar os agressores da vida, de tal forma que possamos ressoar coisas que edificam e não que nos aprisionam.

2- Só por hoje não fique preocupado

Preocupações trazem ansiedade e ela nada mais é do que a preocupação excessiva com o futuro. Quem sente medo do que será, não vive a dádiva de cada dia, não sente o perfume das flores, não se alegra com o sol, nem curte o barulho da chuva. Não vê os filhos crescerem, tampouco enxerga as possibilidades que a vida lhe traz diariamente. Costuma se lamentar e é uma vítima constante do desdém alheio, porque não encontra em si, força suficiente para seguir em frente.

3- Só por hoje, sinta gratidão pelas bênçãos que recebe

As pessoas costumam chegar à terapia com queixas e lamúrias de como suas vidas seriam diferentes se tivessem sorte e maiores oportunidades. Porque Fulano e Sicrano conseguem isso e aquilo e eu continuo na mesma. Ah, a nossa cegueira espiritual, que não nos permite ser grato. Então, costumo perguntar a elas, se agradecem a Deus por abrirem seus olhos todas as manhãs e sentirem seus pulmões se encherem de oxigênio. As respostas são sempre as mesmas: não. Aí eu as questiono sobre como querem oportunidades, se não são gratos pela própria vida? Reconhecer  a vida como gratuidade de Deus é uma ótima maneira de começar a experenciar a gratidão. Quem não reconhece o que já tem, não está apto a receber um tanto mais.

4- Hoje e sempre, trabalhe com dedicação e honestidade

Por que o reconhecimento não chega? Ninguém valoriza o que eu faço! E você, valoriza? Qual o tempo que dedica ao seu trabalho? Você investe em conhecimento, ou prefere achar que já sabe o suficiente? Se pensa assim, sinto muito, mas o crescimento será um pouco mais doloroso. Só está apto a crescer, aquele que reconhece que ainda tem muito a aprender. Dedicar o seu tempo com amor ao que faz, é retorno garantido no "Banco da Gratidão". Lá, os investimentos vêm muito mais ricos,  muito mais abundantes. Não pense que os pequenos descuidos não trazem consequência alguma, honestidade é uma ótima opção para evitar a desvalorização dos investimentos, além de contribuir para noites tranquilas de sono.

5- Hoje e sempre, seja gentil e mostre gratidão com todos os seres vivos

Todos significa todos. Gosto tanto de ouvir a mestra Olinda Guedes (https://sabersistemico.com.br/@olindaguedes) dizer que não adianta fazer caridade se não cumprimentamos nem o porteiro, ou gritamos com o cachorro. Até que ponto somos realmente gentis? Não importa se você gosta ou não de alguém, desde que não interfira de forma maléfica em suas vidas. Não deseje o mal, não contribua com fofocas que irão denegrir a imagem destas pessoas. O que você ganhará com isso? Vai acumular muitas dívidas com essas pessoas. Elas não falam com você? É um direito que elas têm. Nem por isso amaldiçoe! Talvez não sinta o retorno delas, mas em algum momento a vida vai te presentear com surpresas inesperadas, com amizades verdadeiras, com solidariedade em um momento de precisão.

A vida é a ressonância daquilo que emitimos. Por isso, plante coisas boas, abençoe a todos os que cruzam o seu caminho. Ao levantar da cama, respire fundo e agradeça por mais um dia e peça ao Criador, que te dê o discernimento para que não deixe escapar nenhuma das oportunidades diárias que lhe são entregues. Reconheça que todos têm direito à felicidade e usufrua de maneira mais consciente de tudo o que lhe é entregue: sua vida, seu trabalho, as pessoas ligadas direta ou indiretamente a você. Dê amor sem esperar recompensas. Elas virão de outras formas, desde que esteja aberto a observar. Não culpe a Deus, nem aos outros por sua infelicidade, por seu insucesso. Lembre que o que deseja está em suas mãos, vai depender da postura que vai adotar diante da vida.

Escolha a felicidade e se lembre de fazer também feliz, a sua família, seus amigos, e até mesmo seus animais de estimação. Cuide do meio ambiente, seja justo nas operações financeiras: devolva o troco a mais, valorize os que lhe prestam algum serviço, recompense o algo mais que chega até você.

Pessoas gratas sentem o fluxo da vida de forma intensa, recebem sempre mais daquilo que doam, aprendem com os erros diários, crescem com todos os que passam por suas vidas.

Namastê!


Denunciar publicação
    040

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.