[ editar artigo]

As contribuições do Reiki em uma Postura Sistêmica perante a vida

As contribuições do Reiki em uma Postura Sistêmica perante a vida

Entendemos por ressonância, o retorno de estímulos da mesma vibração. Portanto, o que emitirmos, é exatamente o que iremos receber.

O Reiki é uma técnica japonesa de relaxamento do corpo e da mente e que também promove a cura. Baseia-se na ideia de que uma “energia da força vital” não conhecida flui através de nós. Assim, através do Reiki, a energia vital pode ser canalizada através da imposição de mãos realizada sobre determinada pessoa, ocasionando bem estar e ativando os Chakras, pontos fundamentais para a saúde o corpo.

O Reiki conta com 5 princípios básicos e que auxiliam no fluxo sistêmico  de uma vida mais abundante e feliz:

1- Só por hoje não fique com raiva

A raiva é um estado emocional nocivo à saúde humana, afinal, só faz mal a quem sente. Não resolve o problema real e não permite que o agressor pague pelo que fez. É preciso libertar os agressores da vida, de tal forma que possamos ressoar coisas que edificam e não que nos aprisionam.

2- Só por hoje não fique preocupado

Preocupações trazem ansiedade e ela nada mais é do que a preocupação excessiva com o futuro. Quem sente medo do que será, não vive a dádiva de cada dia, não sente o perfume das flores, não se alegra com o sol, nem curte o barulho da chuva. Não vê os filhos crescerem, tampouco enxerga as possibilidades que a vida lhe traz diariamente. Costuma se lamentar e é uma vítima constante do desdém alheio, porque não encontra em si, força suficiente para seguir em frente.

3- Só por hoje, sinta gratidão pelas bênçãos que recebe

As pessoas costumam chegar à terapia com queixas e lamúrias de como suas vidas seriam diferentes se tivessem sorte e maiores oportunidades. Porque Fulano e Sicrano conseguem isso e aquilo e eu continuo na mesma. Ah, a nossa cegueira espiritual, que não nos permite ser grato. Então, costumo perguntar a elas, se agradecem a Deus por abrirem seus olhos todas as manhãs e sentirem seus pulmões se encherem de oxigênio. As respostas são sempre as mesmas: não. Aí eu as questiono sobre como querem oportunidades, se não são gratos pela própria vida? Reconhecer  a vida como gratuidade de Deus é uma ótima maneira de começar a experenciar a gratidão. Quem não reconhece o que já tem, não está apto a receber um tanto mais.

4- Hoje e sempre, trabalhe com dedicação e honestidade

Por que o reconhecimento não chega? Ninguém valoriza o que eu faço! E você, valoriza? Qual o tempo que dedica ao seu trabalho? Você investe em conhecimento, ou prefere achar que já sabe o suficiente? Se pensa assim, sinto muito, mas o crescimento será um pouco mais doloroso. Só está apto a crescer, aquele que reconhece que ainda tem muito a aprender. Dedicar o seu tempo com amor ao que faz, é retorno garantido no "Banco da Gratidão". Lá, os investimentos vêm muito mais ricos,  muito mais abundantes. Não pense que os pequenos descuidos não trazem consequência alguma, honestidade é uma ótima opção para evitar a desvalorização dos investimentos, além de contribuir para noites tranquilas de sono.

5- Hoje e sempre, seja gentil e mostre gratidão com todos os seres vivos

Todos significa todos. Gosto tanto de ouvir a mestra Olinda Guedes (https://sabersistemico.com.br/@olindaguedes) dizer que não adianta fazer caridade se não cumprimentamos nem o porteiro, ou gritamos com o cachorro. Até que ponto somos realmente gentis? Não importa se você gosta ou não de alguém, desde que não interfira de forma maléfica em suas vidas. Não deseje o mal, não contribua com fofocas que irão denegrir a imagem destas pessoas. O que você ganhará com isso? Vai acumular muitas dívidas com essas pessoas. Elas não falam com você? É um direito que elas têm. Nem por isso amaldiçoe! Talvez não sinta o retorno delas, mas em algum momento a vida vai te presentear com surpresas inesperadas, com amizades verdadeiras, com solidariedade em um momento de precisão.

A vida é a ressonância daquilo que emitimos. Por isso, plante coisas boas, abençoe a todos os que cruzam o seu caminho. Ao levantar da cama, respire fundo e agradeça por mais um dia e peça ao Criador, que te dê o discernimento para que não deixe escapar nenhuma das oportunidades diárias que lhe são entregues. Reconheça que todos têm direito à felicidade e usufrua de maneira mais consciente de tudo o que lhe é entregue: sua vida, seu trabalho, as pessoas ligadas direta ou indiretamente a você. Dê amor sem esperar recompensas. Elas virão de outras formas, desde que esteja aberto a observar. Não culpe a Deus, nem aos outros por sua infelicidade, por seu insucesso. Lembre que o que deseja está em suas mãos, vai depender da postura que vai adotar diante da vida.

Escolha a felicidade e se lembre de fazer também feliz, a sua família, seus amigos, e até mesmo seus animais de estimação. Cuide do meio ambiente, seja justo nas operações financeiras: devolva o troco a mais, valorize os que lhe prestam algum serviço, recompense o algo mais que chega até você.

Pessoas gratas sentem o fluxo da vida de forma intensa, recebem sempre mais daquilo que doam, aprendem com os erros diários, crescem com todos os que passam por suas vidas.

Namastê!

Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Anna Soligo
Anna Soligo Seguir

15 anos de magistério, e 20 dedicados ao estudo de Reiki, Shantala, Florais de Bach e massoterapia. Utilizando as Constelações Sistêmicas Familiares há 2 anos, com a graça de estudar a PNL de uma forma sistêmica na metodologia de Olinda Guedes.

Ler conteúdo completo
Indicados para você