O autoconhecimento, o reconhecimento de nós mesmos é o melhor caminho para termos relacionamentos sadios.
Lendo assim parece bem fácil, mas não é, tanto porque muitas vezes estamos misturados com traços de personalidade, crenças que não são nossas; são de nossos pais, cuidadores, amigos, colegas, assim como emaranhamentos que nos impulsionam a sermos o que não gostaríamos e nos impedem de nos relacionarmos de maneira sadia.
Muitos de nós nos envolvemos, estamos sempre nos relacionando amorosamente como se fossem o substituto do cheirinho que tínhamos quando pequenos, em uma relação de dependência verdadeiramente, podendo dizer que muitas dessas relações nos submetemos a relações abusivas, para não "perder" aquela pessoa.
Através da constelação sistêmica, conhecemos que podemos estar adotando essa dependência de nossos ancestrais, ou herdando essa sistêmica. Assim podemos saber se a crença também pela qual não há um amor próprio, a necessidade de submeter, a dependência.
No entanto quando aprendemos a nos amar, nos autoconhecemos, nos reencontramos, nos reconhecemos, a vida passa a fluir de uma forma mais leve, e o universo, Deus, nos traz o que estamos disponíveis a nos conectar.