Em um tema que foi colocado numa Constelação Sistêmica, onde a mãe estava preocupada com a insônia de uma de suas filhas, percebeu-se a memória transgeracional presente: as viúvas e noivas que ficaram em Portugal, devido às navegações. E, destas, cá estamos no Brasil.
Pedi a ela para estudar sobre isso, para que aquelas memórias pudessem se dissipar e ter um bom lugar apenas como fatos importantes, dos quais a vida seguiu adiante. O amor e a reverência devem ser ações para que a empatia ocupe um lugar fora do tempo.
Então, minha irmã Susy Guedes enviou-me esses dados e comentários, que compartilho aqui, acerca das viúvas :
"Fernando Pessoa, sem saber sobre constelações, escreveu um poema constelante, um poema sistêmico. A última estrofe é significativa, como se concluindo a constelação. Sobre o Bojador, vide link a seguir:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Cabo_Bojador#cite_note-3 "
Então, com suas sábias palavras ela conclui:
"Fazer terapia é uma das estratégias para 'passar além do Bojador'...
Lembro do 'concordar com' e 'dizer sim', ensinados pelo Bert Hellinger - no mar se esconde o abismo, o perigo, mas em suas águas se espelha o céu!
O fazer terapia, desvendar o que foi, reconhecer, ver, honrar, é descobrir o céu espelhado neste mesmo mar, é manobrar para oeste e seguir até as praias plácidas e mar ameno para, então, manobrar a sudoeste e chegar ao destino, passando pelo Bojador sem perecer nele."
PS: Para melhor entender a metáfora do "manobrar para oeste...", vide o link acima, sobre o Cabo Bojador. Histórias reais que se tornam poderosas e eternas metáforas.
https://www.facebook.com/SusyGuedes
.
.
.
.
.
OLINDA GUEDES é mãe da Nina Maria, apaixonada pela vida, escreve com o coração o que cabe em palavras. Esse é o terceiro livro de sua autoria.
Conta histórias de sua vida sempre para seus filhos e gosta muito de ouvir as histórias deles. E gosta muito, sobremaneira, de ouvir histórias contadas por sua família.
Conduz, no Instituto Anauê-Teiño, a Escola Real, uma Escola de Saberes Úteis. Uma iniciativa cujo objetivo é trocar saberes das diversas ciências com o propósito de uma vida mais feliz, próspera e saudável.
https://www.facebook.com/olindaguedesfanpage/
https://www.youtube.com/c/OlindaGuedes
https://www.instagram.com/olindaguedes/
Venha fazer parte da “Escola Real Saber Sistêmico – Olinda Guedes”.
Um espaço de encontro e convivência online,* dos seus alunos e/ou participantes dos Grupos Terapêuticos de Constelações Sistêmicas, conduzidos por ela.
🏫 http://bit.ly/EscSaberSistemico-Oli
Ao entrar no grupo, apresente-se. Depois vá até o início e procure ler a mensagem de boas-vindas, com informações importantes sobre nosso modo de caminhar juntos.