Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
loading
Constelações SistêmicasVOLTAR

AS LEIS DO AMOR E OS MOVIMENTOS QUE CURAM

AS LEIS DO AMOR E OS MOVIMENTOS QUE CURAM
Angela Maria Peruzzo
fev. 24 - 4 min de leitura
000

Segundo Bert Hellinger, precursor das constelações familiares, as leis do amor são: Ordem (hierarquia), Equilíbrio entre o dar e receber e Pertencimento.

Essas leis atuam no inconsciente através de  relacionamentos e são comandadas pela lealdade que é um vínculo profundo que temos com o nosso sistema familiar. Ela, a lealdade, existe e atua mesmo que, em um nível superficial, neguemos nossa família.

No entanto, para ser feliz é preciso ser "um pouco desleal".

A lei sistêmica da ordem faz alusão ao respeito natural que devemos entregar a todas as pessoas que nasceram antes de nós, em nossa família e em nosso sistema.

Nisso fica estabelecida uma hierarquia natural em que os mais velhos sempre vão ficar em prioridade. Quando estamos no lugar certo podemos nos curar. O lugar certo sempre nos empodera.

Honrar os antepassados significa conhecer a história deles, conhecer o que eles fizeram, sofreram, saber o que ficou faltante e completar isso de forma positiva e estar no lugar certo de descendente.

Bert Hellinger estudou as emoções e energias que conscientes e inconscientes acumulam-se através de um método psicoterápico por ele desenvolvido.

As experiências difíceis ocorridas dentro de nossa linhagem podem ser trazidas à tona novamente através da repetição. Repetir significa gerar uma situação em nossa vida atual que reflita os resultados de um acontecimento com algum de nossos antepassados.

Desta forma, podemos experimentar, por exemplo, o fracasso profissional caso a pessoa na sua vida atual esteja identificada com um avô que perdeu tudo o que tinha por uma dificuldade no seu campo de trabalho. Assim é possível observar as lealdades e os emaranhamentos familiares.

E o que são exatamente emaranhamentos?

Emaranhamentos segundo o dicionário, significa confundir-se, complicar-se, envolver-se em embaraços.

Todos já vivenciamos situações de doenças, conflitos pessoais, emocionais e de casal, aborrecimentos no trabalho e etc. Vários são os tipos de emaranhamentos, principalmente na relação entre pais e filhos.

Assim, as constelações apresentam caminhos que possibilitam as pessoas conhecer a sua vida e seu sistema familiar olhando com respeito e atenção aos acontecimentos do passado, restabelecendo a harmonia quando se concorda com o que foi exatamente assim como foi, dando um lugar para isso no nosso coração.

Para podermos nos curar e libertar, segundo Bert Hellinger devemos atuar nos três níveis de consciência: consciência pessoal, de grupo e finalmente a espiritual.

Resumidamente a consciência pessoal é a mais básica e está diretamente ligada à educação que recebemos e aos valores familiares como o que é certo ou errado, bom ou ruim.

A consciência de grupo já atua em um poder inconsciente exercido pela força grupal ficando maior do que o da pessoal onde não se observam questões individuais ou de justiça.

E a consciência espiritual universal que é quando entramos em harmonia com o amor. Esta consciência acontece quando estamos serenos, em paz e sentimos uma sensação de leveza.

Para curar a nível do espírito, é preciso antes curar os sofrimentos, tristezas, traumas, dores emocionais e à medida que nos curamos, também curamos a outras pessoas, através do diálogo, da comunicação não violenta. Nos colocando no lugar do outro, tendo empatia, compaixão com as pessoas “certas” (Olinda Guedes).

Observando a pessoa, vendo seu ponto de vista e atuando de forma persuasiva em seus emaranhamentos, “quebrando” os padrões repetitivos para que possa me libertar e também libertar seus antepassados, pois só seremos realmente felizes quando nossos antepassados estiverem espiritualmente libertos.

 

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.