Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

AS NOITES ESCURAS DA ALMA

AS NOITES ESCURAS DA ALMA
Cleuza Matsue Guiotoku Antonello
mar. 1 - 2 min de leitura
030

Quanta informação nessa aula, quanto conhecimento e quanta contribuição para a minha vida.

Há pouco tempo eu passei por uma fase muito difícil. Um sofrimento grande, um desafio maior ainda, sentia-me anestesiada, como se aquilo tudo não estivesse de fato acontecendo comigo.

Realmente, hoje compreendo que foram essas noites escuras da alma. Não procurei, não dependeu da minha vontade, simplesmente chegou como uma avalanche, tirando tudo do lugar, literalmente. E noites e noites de solidão, angústia, choro e ninguém que pudesse me tirar daquela situação. Estava no meu deserto pessoal, não tinha como transferir à ninguém.

Meu esposo sofreu um acidente gravíssimo e ficou num estado neuro-vegetativo. Uma pessoa extremamente ativa, cheia de energia, que amava o que fazia, sempre buscando e encarando desafios, protetora e cuidadora dos seus.

Só posso dizer que foram muitas noites escuras, foi a maior prova pela qual passei até hoje em minha vida. De uma hora para outra tudo perdeu o sentido. O casamento, o trabalho, casa, rotina, tudo me foi tirado de uma só vez. Fiquei um ano afastada do meu trabalho, mergulhada em tudo que envolve ter um familiar nessas condições. Essa foi a pior fase, a fase mais escura e também mais desafiante que vivi até hoje.

Quando penso no meu sistema, meus pais, irmãos, vejo que as noites escuras sempre estiveram presentes na vida de cada um dos membros da família. Alguns hoje ainda estão passando por essas noites escuras, que ora vem forte, ora nem tanto, mas estão ali, marcando presença, parece que não dão trégua.

Digo que muito disso ocorre por conta da violação dos princípios sistêmicos. Essa aula sobre as noites escuras foi muito reveladora para mim, muitas fichas caíram, amei esse módulo todo.

Senti como se você, querida professora Olinda, estivesse falando para mim, só para mim.


Denunciar publicação
    030

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.