Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
loading
Constelações SistêmicasVOLTAR

AS NOITES ESCURAS NO MEU SISTEMA

AS NOITES ESCURAS NO MEU SISTEMA
Nivaldo Pauletti
dez. 19 - 4 min de leitura
000

As noites escuras são uma oportunidade de mudança e transformação. Todos nós passamos por noites escuras, uns mais e outros menos, todos passamos por sofrimentos. Uma boa parte das pessoas que vivem ou passam por noites escuras saem trituradas, moídas, quebradas, como se tivessem passado por uma britadeira.

Outra parte saem das noites escuras lapidadas, polidas e se sentem transformadas, uma joia especial.

Dentro do meu sistema, tanto pelo lado paterno e materno, vejo noites escuras a partir do alcoolismo e do câncer. Sou de uma família de 11 irmãos. Todos nasceram em casa, a não ser a última mana que nasceu no hospital e a mãe viveu um momento difícil na hora do parto. O médico demorou a chegar e o sofrimento se prolongava. A criança não chorou quando nasceu.

Hoje essa mana tem 47 anos, não conseguiu ter filhos, embora quisesse, e adotou uma menina já grandinha, mas não deu conta, ficou só uns anos com ela. Aparentemente tem um corpo normal, mas seu cérebro não condiz com sua idade, é como se ela fosse uma eterna criança.

Está junto com um homem que é alcoólatra.

A família sempre culpou o médico por ela não nascer normal. Com o Saber Sistêmico me dou conta que sua vida e situação vai além do momento do parto. Mesmo vivendo com um homem viciado na bebida e cigarro, ela o ama e é fiel a ele. Muitas vezes ele não é convidado nas festas de família por causa do alcoolismo.

Outra situação delicada que minha família vive é em relação a uma mana, com 64 anos, em estado terminal, por causa de um câncer. Já são 5 anos de sofrimento.

Mas suas noites escuras já vinham de antes, através dos vazios, a ingratidão, desgostos, incompreensões, frustrações, de modo especial por parte do marido. Essa mana tem 4 filhas, e uma delas, há pouco tempo, descobriu que também está com câncer.

Como não bastasse as noites escuras a partir da situação da mãe, agora também na filha, de 30 e poucos anos.

Meus pais, que já são falecidos, passaram por muitas noites escuras. Afinal, tiveram 11 filhos e conviveram com os avós paternos e 2 tias solteiras. Não por passar fome, mas a preocupação de sustentar tanta gente na mesma casa era grande, bem como situações de doenças de algum filho, hemorragias depois de algum parto, mordida de cobra venenosa em um filho, separação no casamento de outro filho.

Aparentemente eu não me percebia ou não sentia estar passando por grandes noites escuras, pois até estava vivendo tranquilo como padre. Mas quando veio um filho, hoje com 6,7 anos, minha vida passou a ser diferente. Foram 4 anos de psicoterapia para me decidir e tomar a melhor decisão.

Não foi simples e fácil deixar o ministério sacerdotal depois de 22 anos e começar uma vida nova, com quase 50 anos, e ainda enfrentar uma pandemia.

Passei momentos de noites escuras, sem atendimentos a fazer como terapeuta, sem entradas de dinheiro e uma família para sustentar e contas a pagar. Foi um momento de reflexão, crescimento, estudo, novos cursos e foram aos poucos surgindo luzes para iluminar o caminho.

As doenças, sintomas, sofrimentos, noites escuras, são mensagens para transmitir ou dizer algo. A pessoa que consegue compreender a mensagem, interpretá-la, se transforma, se cura e ajuda a curar o sistema, e ajuda formar ou construir gerações melhores, mais saudáveis.

Quem não compreende continuará vivendo e reproduzindo noites escuras, perdendo a oportunidade de fazer mudanças.

Sou muito grato pela oportunidade que tenho de fazer parte da Escola Real e fazer uma caminhada diferente.

#mod07 #noitesescuras #sofrimento #sistema

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.