Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

As origens da ansiedade

As origens da ansiedade
Silvia Costa
out. 29 - 3 min de leitura
000

“O que a vida quer da gente é coragem.” Guimarães Rosa

Depois de alguns meses estudando a Desprogramação Temática do DNA e todas as teorias que embasam essa técnica de mudança profunda de repetições indesejadas, encontrei uma ciência que me ajudou a entender como essas repetições se cristalizam e o motivo pelo qual são tão difíceis de serem dissolvidas: A Psico-História.

A História, principalmente como matéria escolar, nos ajuda a entender a sucessão de grandes eventos que influenciaram nossa realidade atual. A Psico-História, no entanto, estuda as motivações particulares de um grupo de pessoas que mais tarde sofre doenças, cria guerras e outras “anomalias” pessoais e sociais… O que DeMause, criador da Psico-História, confirmou foi que as motivações adultas por trás dos atos públicos, vieram da infância!

Segundo ele, “(...) a história envolve a encenação, por adultos, de fantasias de grupo baseadas em motivações inicialmente produzidas pela evolução da infância. (...). Segundo a teoria, a base real para compreender a motivação na história não é a “classe econômica” nem a “classe social”, mas sim a “psicoclasse” - os modos compartilhados da criação infantil.” 

E o que tudo isso tem a ver com ansiedade? É sabido que a ansiedade tem origem em múltiplas causas que podem vir principalmente de três pontos: 

  1. Biológico: alterações na estrutura química e cerebral, por exemplo, e história transgeracional familiar,  já que o DNA é composto de pelo menos 90% de informações.

  2. História de vida: Como a criança que fomos foi tratada? E principalmente, ela podia ficar tranquila? Havia percepção de que a segurança dada era suficiente? Ou era preciso ficar alerta porque o mundo parecia difícil e amedrontador?

  3. Ambiente: Nosso sistema familiar, nosso trabalho, a cultura na qual estamos inseridos, reforça a insegurança vivida anteriormente na infância? Ou vivemos em ambientes tranquilos e estáveis?

Claro que existem muitas outras perguntas a se fazer sobre esses três pontos e o quanto nos influenciam; e é preciso também esclarecer que meu ponto de vista está embasado nas terapias que me dedico e vivo na minha vida pessoal… há mais além disso. Porém, estou convencida de que tratar os efeitos da ansiedade apenas com medicação, não é a maneira mais eficiente de superá-la. É preciso tratar os três pontos de origem.

Há terapias e ajuda abundante aonde quer que você esteja, não abandone a si mesmo. Busque ajuda, se acolha, se permita, se abrace, resgate sua força e alegria de viver.

 

Silvia Costa 

Constelação Familiar

Desprogramação do DNA

Cura da Criança Interior

@silviacostadh

(17) 99650 3500



 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.