[ editar artigo]

APRENDIZADOS DO OITAVO MÓDULO

APRENDIZADOS DO OITAVO MÓDULO

Neste módulo foi possível aprofundar conhecimentos acerca de como podemos auxiliar o nosso cliente facilitando a sua jornada de auto-conhecimento. Aprendemos sobre as cinco ordens da ajuda estabelecidas por Bert Hellinger e a importância de, como terapeutas, procurarmos antes as nossas curas para e, só depois, facilitarmos a jornada de cura dos nossos clientes.

Aprendemos a estabelecer uma relação de respeito com o nosso cliente a partir de sua realidade, conduzindo-o à soluções, a partir do seu contexto de vida   sem julgamentos.

E, finalmente aprendemos, que como terapeutas temos limitações e não estaremos disponíveis para trabalharmos todos os temas, podendo nos  preservar daquilo que ainda não curamos em nós mesmos.

Tivemos oportunidade de aprofundar conhecimentos e percepções, reconhecendo a gramática das constelações, que já se iniciam bem antes da sessão, já no agendamento da mesma. Percebemos que há dinâmicas ocultas nas desistências, nos pedidos de descontos, nos horários e datas que extrapolam nossa rotina de trabalho, onde tempo é mãe e dinheiro é pai. Percebemos então que se faz necessário treinar uma escuta amorosa para percebemos muitos fatos que estão por trás da fala, da postura e das atitudes dos nossos clientes.

As frases de solução constituem um instrumento maravilhoso, promovendo curas profundas, quando colocadas pelo constelador experiente. Elas costumam selar a constelação, trazendo curas emocionais pelos movimentos de pertencimento, ordem e compensação.

O conteúdo propôs um roteiro para o atendimento pós constelação, com cuidados especiais a partir da entrevista, entrega de dinâmicas curativas e finalmente uma avaliação com o cliente a partir de tudo que foi vivenciado nas intervenções terapêuticas.

Foi sugerido a manutenção do vínculo cliente/terapeuta através de mecanismos criados a partir das possibilidades oferecidas: mensagens de celular, grupos presenciais e dar alta ao paciente somente quando este se sentir saudável, próspero e feliz.

No atendimento on –line foram sugeridos cuidados especiais como iluminação apropriada, privacidade, observação minuciosa da linguagem corporal, disponibilidade de insumos como uma caixa de lenços, copo de água, chá, etc.

Com a finalidade de estabelecer um vínculo de segurança e organização do atendimento on- line foi sugerido que o terapeuta envie mensagem acerca das recomendações para o atendimento on-line, previamente à sessão.

Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Ler conteúdo completo
Indicados para você