Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Carta aos antepassados

Carta aos antepassados
Fernanda Vingra
out. 5 - 3 min de leitura
010

É com muita emoção que escrevo essa carta.

Minha querida pátria alemã, peço desculpas por não ter reconhecido por tanto tempo. Vovô José, peço desculpas por nunca ter me colocado no seu lugar, hoje eu sei que você deve ter visto coisas horríveis durante a guerra, mortes, muitas mortes, mesmo sendo tão pequeno sei que você lembrava de tudo, o seu caminho até o Brasil, dentro de um navio, fugindo... fugindo. Urgroßvater (biso e bisa) eu também vejo vocês.

Чаёк-кипяток

Dizem que os alemães são pessoas frias, não te culpo por não ter sido carinhoso com o papai, acredito que por ter nascido em tempos de guerras, os bisos não lembravam de dar carinho as filhos ou ao filho, eu ainda não sei se você teve irmãos.

Como foi conhecer a vovó Ana? Existiu amor durante a criação dos seus 15 filhos? Escrevo essas perguntas com lágrimas nos olhos. O senhor faleceu antes de meu nascimento, e quando vovó faleceu eu não tinha o conhecimento que tenho hoje para fazer tais perguntas tão importantes. Großeltern (vovó e vovô) eu vejo vocês.

Papai, passei anos sem saber o que sentia por você, pois quando o senhor saiu de casa eu tinha apenas 9 meses de vida, sei que foi em meio de brigas e de ameaças de mortes e você nunca mais voltou. Quando te vi no velório da vovó e você não me reconheceu me senti muito magoada, mas logo esse sentimento passou e novamente eu não sentia nada.

Quando mamãe me ligou contando que você resolveu antecipar sua partida, me senti perdida, e mesmo morando a km de distância algo dentro de mim dizia que eu precisava me despedir e te perdoar, hoje eu entendo que você não aguentou carregar toda a herança dos nossos antepassados dentro de você, sinto que carrego comigo também, mas eu sei onde encontrar ajuda para não deixar isso também se repetir.

Avoir des rituels qui font du bien

Hoje sei que esse perdão que eu precisava te dar era de, como você me daria amor se ninguém te ensinou a ter amor pelos filhos, que você se manteve distante porque assim como o vovô você fugiu... fugiu. Papa (papai) hoje eu vejo você.

Gratidão família, gratidão mesmo ao que não citei aqui por falta de conhecimento. 
Saibam que eu vejo vocês, eu amo vocês.

“Muitos filhos criticam seus pais. Mas acreditem, na maior parte das vezes, os pais dão aos seus filhos muito mais do que receberam de seus pais”.  Bert Hellinger

 

FREE SHIPPING Antique 1905 Highly Ornate Gold Gesso Victorian Baroque Designs Framed Wedding Couple Fancy Picture Frame, 25.5" x 21.75"


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.