Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

CARTA AOS ANTEPASSADOS

CARTA AOS ANTEPASSADOS
Vanessa Benitez Berwanger
fev. 9 - 2 min de leitura
010

Queridos antepassados, venho através dessa carta agradecer pela vida que me foi dada, pelos privilégios de nascer nessa família.

Imagino por quanto sofrimento passaram para que eu pudesse estar aqui nesse mundo.

Não conheci minha avó materna, pois ela faleceu quando minha mãe tinha apenas 5 anos de idade. Vejo essa criança desamparada, sem mãe e sem pai por algum tempo, sem ninguém em quem confiar. Hoje percebo que tenho muita dificuldade em confiar nas pessoas, isso reverbera em mim ao conhecer novas pessoas.

Sempre tive a família do meu pai junto a mim, principalmente durante a infância. A ausência do meu pai era sentida todos os dias, mas em contrapartida, a família paterna sempre foi presente. Meu avô sempre foi uma pessoa bastante distante, assim como meu pai, e mais uma vez percebo que também era assim, principalmente com meu filho mais velho.

Minha avó paterna, sempre representou uma figura forte, presente, com um coração generoso, mas também percebo que ela passou por muitos sofrimentos e que até hoje isso representa algum segredo na família. Isso reverbera em mim, na vontade de ser “invisível” em alguns momentos.

  • Que segredo é esse que interfere na nossa família?

Querida mãe e querido pai, por muito tempo senti que precisava escolher entre os dois, mas agora percebo que a escolha de não permanecer em um casamento infeliz não foi minha e que não tenho culpa nenhuma sobre isso, vocês escolheram o seu destino e tenho que agradecer pela vida e pela presença que vocês têm em minha vida. Eu era apenas uma criança que queria receber um pouco mais de carinho e atenção, uma ajuda nas tarefas da escola, um abraço depois de uma saudade imensa.

Como gostaria de conhecer mais sobre a história da família a qual pertenço, quem são, quais são seus nomes, seus sonhos, suas crenças, suas esperanças, seus medos... como sinto que essa falta de informação me deixa curiosa em saber cada vez mais sobre os meus antepassados.

  • Será que vieram de outro país?
  • Será que cruzaram o oceano em busca de uma vida melhor?
  • Quais são as suas origens?

Queridos antepassados, gratidão pelas suas lutas, seus sonhos, suas vidas!


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.