Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

CARTA AOS ANTEPASSADOS

CARTA AOS ANTEPASSADOS
ERICA ZANUTO
fev. 24 - 4 min de leitura
000

Mal começo a escrever e já me sinto emocionada.

Como falar de antepassados sem me recordar com saudades de você vô Aldo, homem forte, guerreiro, meu padrinho de batismo que tanto amor tinha por mim. Me chamava de Erquinha (hahaha).

Por muito tempo, após seu falecimento, senti seu cheirinho de chulé misturado com zarcão. Queria muito ter dançado a valsa dos meus quinze anos contigo. Te amo, te honro e agradeço por tudo o que representa na minha história. Gratidão pelo dom da sua vida, por sua paternidade e por ter ensinado ao meu pai sobre hombridade e caráter.

Sinto tanto por ter tido o vício da bebida na sua história, não sei o que te levou a ele, tampouco consigo compreender, mas hoje esse vício assola meu pai e dói tanto. Quero com todas as forças romper com essa questão familiar para que ninguém mais da minha descendência sofra disso.

Minha avó Antônia, minha madrinha que há pouco faleceu e me deixou legado de fé, amor e autoestima. Uma mulher admirável, de fé inabalável. Não me esqueço quando fez um fogão de tijolos e me ensinou a cozinhar meu primeiro macarrão, ou quando me colocava sobre suas pernas e fazia serra-serra. Ah, e no final da vida, que honra poder te levar a santa Eucaristia.

Avó querida, sei que não deve ter sido fácil educar oito filhos, a morte precoce do tio João deve ter doído demais. Sei que teve alguns erros, em especial de ser muito desleixada com os filhos, de deixa-los um pouco entregues a vida. Porém, com os netos sempre fez seu melhor. Te agradeço por tudo minha amada.

Meus avós maternos Arlinda e José que tão pouco contato tive. Da avó me recordo das visitas e de encontra-la acamada, do avô lembro-me que era de poucas palavras e do seu chapéu. Foram quando eu era muito pequena, mas tenho honra e gratidão imensa pela mulher espetacular que criaram, minha mãe. Como é bom ver o ser humano iluminado e abençoado que minha mãe é.

Graças à herança de vocês!

Dos bisavós maternos imagino as dificuldades, viagens longas para um país diferente, a dureza do coração como diz meu pai... e a discriminação dos netos mais pobres... A eles minha gratidão, não imagino como foram criados para poderem ter tais atitudes, perdoo-os, honro-os e quero que meu pai também se liberte dessas amarras. Me recordo vagamente, mas me pareciam pessoas boas e tranquilas.

Eu os honro, perdoo e agradeço.

Meu pai, homem de grande valor, eu te amo, te perdoo, entendo sua história e suas atitudes, queria te ver ser maior do que o vício da bebida, mas isso não te define para mim, penso até egoisticamente por conta do desejo de que se cuide e viva mais para desfrutar dos seus netos. Te amo imensa e profundamente, me perdoe por muitas vezes não compreender, mas hoje eu sei...

Mãezinha querida que tantas crenças carrega, mas que mesmo assim consegue ser uma pessoa de muita fé e conhecimento. És a mulher mais virtuosa que eu conheço.

Eu agradeço por ter anulado muitos dos seus sonhos para constituir uma família e por ter acreditado e lutado por ela desde sempre, por suportar tantas coisas para que pudéssemos viver nossos sonhos e história. Por seu carinho, amor e principalmente por suas orações.

Por me ensinar o valor da fé e dos princípios.

Te amo, te honro, te agradeço e quero ser para meus filhos um pouquinho do que sempre foi para mim. Te peço perdão pelas vezes que eu precisava de uma mãe mais presente e esclarecedora, mais carinhosa, pelas vezes que não consegui compreender teu jeito mais frio de ser. Tens uma história difícil de muita superação e resiliência e és vencedora e te admiro e amo por tudo isso.

Hoje compreendo que devo honrar, ser grata pelos meus antepassados, mas que não preciso carregar as dores e os fardos deles. Eu tenho a minha vida, amo e aceito a minha história. Vou escrever a cada dia minha vida rumo a abundância e felicidade.

Com amor,

Érica Zanuto


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.