Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Constelações SistêmicasVOLTAR

CARTA AOS ANTEPASSADOS

CARTA AOS ANTEPASSADOS
Ivete Bolzan
mar. 18 - 6 min de leitura
040

Santa Maria (RS), 13 de outubro de 2020.

Queridos antepassados das famílias Bolzan, Taschetto, Dambrós, Parise, Zuchetto.

Eu sou a Ivete Izabel Bolzan, filha de Severino Bolzan e de Ernesta Taschetto Bolzan, a qual já está no céu.

Tenho seis irmãos vivos e uma anjinha no céu.

Não sei muito sobre vocês, o que sei é que alguns de vocês vieram da Itália atrás de uma vida melhor aqui no Brasil.

Consigo imaginar o sofrimento de vocês por terem que deixar a pátria mãe, por necessidade, não por vontade. Penso sobre o que passaram durante a viagem de navio, quanto medo, quanta fome, frio, quem sabe abusos, humilhações , tristeza, saudades da família que deixaram para trás, alguns quem sabe perderam pais, filhos durante a viagem.

Hoje sabemos isso, eu e minha família gostaríamos de dizer muito obrigado pelas situações que vocês enfrentaram na vida para que nós pudéssemos estar aqui hoje. Sintam-se abraçados carinhosamente por nós. Saibam que todos vocês foram e são importantes para a nossa existência.

Quando chegaram ao Brasil, terra desconhecida, quantas dificuldades tiveram, vocês foram “heróis”, mesmo não conhecendo a maioria de vocês, vocês fazem parte da nossa história, da nossa vida, da nossa família, sintam-se acolhidos por nós.

Se tiveram dificuldades, falta de amor, de carinho, de afeto, de cuidados do pai e/ou da mãe, hoje sabemos disso, entendemos e queremos lhes dizer que amamos vocês como vocês foram, entendemos que fizeram o que poderia ser feito naquele momento.

Eu tive a oportunidade de conhecer uma parte do país de vocês – Roma( Itália) e foi incrível como “me senti muito bem lá, parecia que estava em casa”, hoje entendo que estava em casa, na casa de vocês, minha família, pretendo ir de novo, mas agora com o conhecimento que tenho hoje e visitar as terras onde moraram.

Tantas coisas boas vocês nos deixaram “ como herança de vida”, a vontade de viver, de trabalhar, de ajudar a família, a comida, a coragem, a fé, gratidão por isso.

Assim como também, não por vontade de vocês mas por circunstâncias da vida, nos deixaram memórias de dor, de sofrimentos, de abandono, de violência, de doenças “mentais”, hoje entendemos isso e temos compaixão para com vocês e os acolhemos com muito amor. Sentimos muito e pedimos perdão a vocês por terem passado por esses sofrimentos e com muito amor em nossos corações vos libertamos de todas essas memórias que atrapalharam suas vidas, assim como nós hoje nos libertamos de todas essas memórias “ trans geracionais” que atrapalham o meu bem viver e da minha família.

Ficamos pensando e entendemos quantos sofrimentos passaram, talvez deixaram familiares na Itália e nunca mais voltaram pra lá ou não tiveram mais notícias deles. Sintam-se liberados dessas memórias e liberem as nossas memórias desses sofrimentos, vocês nossos antepassados são acolhidos com muito amor e gratidão.

É difícil escrever para quem não conhecemos ou não sabemos muita coisa, mas sabemos que vão nos entender.

Aos meus 3 nonos que conheci Antonio Parise Taschetto, Catarina Dambros Taschetto e José Bolzan entendo hoje que nos deram o que podiam e o que sabiam dar/fazer de acordo com a situação vivida e conhecimento de vocês. Nona Catarina que saudades das suas sopas de galinha, nunca mais comi algo igual, o nono Antonio que cabelos brancos e fininhos que o senhor tinha, sempre tinha bala pra nos dar, nós íamos na casa de vocês e gostávamos de ver a “ Maria Fumaça” passar nos fundos da casa de vocês , o nono José ( Bepi) com muitas pés de frutas em sua casa, mas só nos deixava comer/apanhar se estivessem maduras, sempre calmo no falar e caminhar, como gostava de tomar vinho. 

A minha nona Regina Zuchetto Bolzan que não lembro, pois eu era bebê quando foi junto a Deus, receba também meu amor.

Peço perdão a vocês 3 nonos por não ter sido mais carinhosa, ter dado mais amor e atenção a vocês, mas era o que eu sabia fazer naquele momento, hoje sei que tudo seria diferente, então sintam-se acolhidos, abraçados, amados onde vocês estão , sei que estão recebendo/sentindo isso.

Eu e meus sete irmãos agradecemos a vocês por terem dado a vida de nossos pais , por isso hoje estamos aqui, eu e meus seis irmãos vivos e uma anjinha no céu.

Acolhemos também nossos familiares falecidos ou não com os quais eu e minha família tivemos desavenças/desentendimentos, pois na época do ocorrido não tínhamos o entendimento que temos hoje, que somos “ uma família”. Sentimos muito por isso e pedimos perdão a todos, assim como gostaríamos de sermos perdoados por vocês e todos NÓS sermos liberados dessas memórias e que todos nós, vivos ou falecidos estejamos em PAZ.

Se algum antepassado por algum motivo foi esquecido/desprezado/escondido sinta-se incluído e acolhido em nossa família e a partir desse momento sinta-se liberto dessa memória de esquecimento... você(s) faz parte da nossa família.

Finalmente queremos dizer a todos os antepassados que cada um de vocês pertence a nossa família, sintam-se acolhidos e amados por nós, que cada um tem a sua importância por nós estarmos aqui hoje e somos agradecidos por isso.

QUE A PAZ DE DEUS ESTEJA COM TODOS NÓS!

Um abraço carinhoso a todos.

Ivete Izabel Bolzan

 

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    040

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.