Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
loading
Constelações SistêmicasVOLTAR

CARTA AOS ANTEPASSADOS

CARTA AOS ANTEPASSADOS
Rosania Clara de Carvalho
abr. 27 - 5 min de leitura
000

Queridos Antepassados, reverências, muito obrigado.

Esta carta é escrita com meu maior amor, meu maior respeito e minha mais profunda gratidão à história de vida de todos os meus antepassados paternos das famílias Carvalho e Bento e maternos, das famílias Gregório, Souza, e Coelho. Honro e agradeço por tudo que viveram, pelos desafios vencidos, pelas alegrias e tristezas, pelas escolhas que fizeram para que a vida chegasse até a mim.  Gratidão a Deus que permitiu que a vida me fosse dada através de todos vocês.

A história de meus ancestrais é de muita coragem, força, desafios, dedicação e amor.  Meus ancestrais paternos vieram de Portugal. Meu pai, Dolfírio de Carvalho (1888-1981) é brasileiro, capixaba, nascido numa região que tinha por nome Vala do Souza .

Conheço pouco sobre a história paterna, meu pai faleceu há 40 anos e quando eu nasci meus avós paternos, João Bento de Carvalho e Clara de Carvalho já eram falecidos.

Os meus avós maternos tive a alegria de conhecer e conviver. Meu avô Sebastião Gregório de Souza era casado com minha avó Jovelina Coelho de Souza. Ele faleceu há 51 anos, tenho poucas lembranças dele e contam que foi um grande homem, que com seu trabalho cuidou da família, dos irmãos e da mãe. Ele e minha avó eram primos em primeiro grau.

A mãe dele, minha bisa Maria Elisiária de Souza, casada com José Gregório de Souza era irmã de minha bisa Amélia Maria de Jesus, casada com Francisco Luiz Coelho, pais de minha avó Jovelina. Vovó Jovelina foi uma grande referência em minha vida, passei boa parte da minha infância com ela, numa relação de muito amor e carinho.

Meu pai Dolfírio de Carvalho constitui 3 famílias. A primeira esposa chamava-se Ana Vieira e tiveram dez filhos (Sílvio, Miguel, Dolfírio, José Horta, Paulo, Maria, Lourdes, Martinha, Dilma e Marta).  A segunda esposa chama-se Geralda Cordeiro e tiveram um filho (Antônio).  Minha mãe Alice Souza de Carvalho, foi a terceira esposa e tiveram cinco filhos (Marcos, Raul, Rosania, Paulo e Marcelo).  Minha mãe teve uma filha do primeiro marido (Odilon) que se chamava Marlene.

Meus pais tinham uma diferença de idade de 40 anos. Meu pai foi um pioneiro e a foto acima é da minha cidade, muito antiga. Ele um trabalhador, um grande homem, muito sábio e generoso.

Acolheu e ajudou minha mãe e a família dela quando vieram da roça para a cidade.

Minha mãe, Alice , é uma mulher de 88 anos, com uma história de vida de sofrimentos e alegrias. Forte, corajosa e decidida. Vítima de violência do seu primeiro marido, separada com uma filha, Marlene,  para criar, veio pra cidade de Governador Valadares-MG em busca de trabalho, onde conheceu meu pai, separado da segunda esposa, Geralda, com um filho, Antônio, para criar.

Começaram uma nova história, fomos criados num lar simples, acolhedor, com muito amor. Minha mãe ficou viúva em 1981 e cuidou da nossa criação sozinha. Sofreu a perda dos filhos mais velhos, Marlene e Marcos, ambos de forma trágica. Foram momentos muito difíceis, de muita dor, de muita tristeza.

Mas Deus cuidou para que se recuperasse e continuasse com nós e por nós. A vida precisa seguir adiante. E ela seguiu como podia seguir. Graças a Deus.

Toda família tem suas histórias e me orgulho muito da história de meus ancestrais. Foram homens e heróis, mulheres e heroínas. Se não fosse por eles, eu não seria quem sou e não poderia estar aqui narrando um pouco dessa história.  Agradeço a Deus por ser fruto do amor de meus pais, do amor de meus ancestrais. Agradeço aos meus amados irmãos, minhas cunhadas que são minhas irmãs de coração, meus sobrinhos e sobrinhos-netos.

A toda minha família, meus tios e primos. Gratidão ao amor de meus ancestrais e de meus pais que nos deram a vida, que eu honro e agradeço todos os dias de minha vida.  Sou parte de todos vocês. Gratidão.

Meu nome é Rosania Clara de Carvalho, nascida em 11/11/1965, na cidade Governador Valadares- Minas Gerais. Filha de Dolfírio de Carvalho e Alice Souza de Carvalho. Neta de João Bento de Carvalho e Clara de Carvalho, Sebastião Gregório de Souza e Jovelina Coelho de Souza. Bisneta de Francisco Luiz Coelho e Amélia Maria de Jesus. Bisneta de José Gregório de Souza e Maria Elisiária de Souza.

Sou graduada em Psicologia pela Univale – Universidade Vale do Rio Doce (1997), atuo na Saúde Pública Municipal desde 2003. Pós Graduação em Análise do Comportamento, e em Gestalt Terapia pela Faveni. Graduação em Coaching e Desenvolvimento Humano pela Uninter – Pólo Gov. Valadares em 2020. Formação em Constelação Sistêmica pelo Instituto Ancestrais em Belo Horizonte – MG (2020).

Atualmente cursando a Formação Real em Constelações Sistêmicas pela Escola Real de Saber Sistêmico com a mestra e professora Olinda Guedes e sua Equipe.

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.