Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
loading
Constelações SistêmicasVOLTAR

CARTA AOS ANTEPASSADOS

CARTA AOS ANTEPASSADOS
Leticia Croge dos Santos
jun. 30 - 5 min de leitura
000

Queridos antepassados,

Começo essa carta com uma reverência, mensurando toda minha gratidão aos que vieram antes de mim, cheios de esperança, sonhos, memórias e tudo que continham.

Graças a tudo isso, hoje estou aqui, viva e encontrando a cada dia, meios de seguir honrando e perpetuando o legado de nossa família.

Sei que muitos de vocês passaram por imensas adversidades, desde fome, saudades, escassez, medo entre outros aprendizados desafiadores para época e mesmo assim conquistaram grandes vitórias, como passar o legado de vocês adiante, trazendo novas vidas à nossa linhagem.

Minha história começou com todos vocês, há muito tempo e de lugares distantes. Nada disso foi em vão, pois eu estou aqui por mim e por todos vocês. Sinto saudades e acho bonito sentir por pessoas que eu não conheci, mas possuem um lugar em meu coração, que se preenche ao me conectar com tantas vivências e memórias.

Falando de coração, gostaria de falar dos meus amados pais. Há alguns meses meu querido pai completou 10 anos de ausência em sua jornada física junto a nós na Terra. Eu demorei muito tempo para compreender que mesmo sem a presença física, ele vivia em mim todos os dias, ele está em mim, comigo onde eu estiver.

Quanto tempo fiquei desconectada, presa em informações distorcidas e disfuncionais. Graças ao Criador e movimentos de trabalho interno eu consegui ter clareza e compreensão, apoiada por muita gente de bem que me auxiliou no processo de cura.

Hoje consigo falar dele, ouvir com alegria as músicas que ele gostava e recordar de tanta coisa boa que passamos juntos, sem doer o coração, com uma saudade boa e muita gratidão pela nossa partilha.

Meus pais são Orlando (in memoriam) e Ângela, que construíram uma história de superação através do amor.

Meu pai nascido em Maringá, filho da vozinha Iolanda, uma mulher corajosa que venceu todos os desafios da época para criar seus 5 filhos com os recursos que possuía, e meu avô Laercio (in memoriam). Pouco foi falado de meu avô Laercio, eu não me recordo de meu pai mencionando-o em situações de sua vida, hoje sei dos motivos e rompimentos deles.

O que soube foram histórias tristes sobre suas atitudes com sua companheira e descendentes, teve uma morte por via de assassinato próximo a um bar que frequentava.

Nunca tive discriminação com ele, sempre tive curiosidade a respeito de maiores informações sobre ele e a parte paterna da minha família. E conversando com minha mãe esses dias, descobri dos grandes feitos musicais que ele obteve e como isso o alegrava. Há alguns meses me conectei com a energia dele e seu pai (meu bisavô).

Algo existe entre nós e dou espaço para esses homens, vocês merecem.

Meu pai mesmo diante de todos os desafios da infância, sempre foi alegre, engraçado, de bom humor com a vida. Acredito que isso aconteceu pela expectativa animada da minha vó perante a vida. Ele nos proporcionou tudo o que pode, com as ferramentas que ele tinha. Amor, educação, passeios, banhos de rio, voltas de carro acompanhados de deliciosos doces, parques de diversões, alimento, oportunidades de estudo, vestimenta e princípios.

Nossos desafios foram em virtude de um período turbulento em seu relacionamento com minha mãe, enquanto criança eu não compreendia, como adulta fiquei emaranhada por algum tempo, até obter o conhecimento sistêmico.

Meu coração foi tocado por tanta informação.

Gratidão meu pai, pela vida e por tanto.

Nada foi em vão. Me conecto com a alegria dos seus olhos e a felicidade de transformação em sua vida, que reverbera na nossa até hoje e estará presente em seus netos(as) e demais descendentes.

Eu te amo.

Minha mãe, filha de João (in memoriam), um ótimo pai, amoroso e trabalhador e Luzia, minha avó materna, imensurável meu sentimento por ela, conexão intensa de amor.

Mãe, minha base e referência. Referência de mãe, presença, coragem, amorosidade, cuidado, determinação, beleza e companheirismo. Muito que sou veio dessa mulher. Mulher, mulheres maternas de muita importância para mim, minha força vem delas, meu conhecimento, intuição, referência.

As histórias de vidas dessas sobreviventes, determinadas, mães, esposas, livres e independentes.

Lembro dela ao meu lado em todas as etapas de minha vida. Teve momentos que sofri com e por ela, mas hoje posso e devo dedicar a minha vida, liberando-a e compreendendo suas escolhas e história, por mais que são nossa história, vejo o limite saudável que deve existir.

Me nutriu e me nutre até hoje, agradeço o apoio e por estar ao meu lado, em todos os momentos de minha vida.

Deu certo, pode se orgulhar disso, eu serei o seu sucesso!

Finalizo com orgulho de ter vocês como meus pais, que dedicaram suas vidas por nós filhas, dedicando-se todos os dias para construção de uma família próspera, que foi contra todos os apontamentos e julgamentos externos e venceu na base da esperança e amor.

EU VEJO VOCÊS!

 

 

 

#mod01 #carta #antepassados #reverencia #gratidao

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.