Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
loading
Constelações SistêmicasVOLTAR

CARTA AOS ANTEPASSADOS

CARTA AOS ANTEPASSADOS
Francieli Roieck
ago. 6 - 3 min de leitura
000

 

Meus queridos antepassados, meus avós, bisavós, trisavós, todos do meu sistema familiar, vocês pertencem!

Mesmo não conhecendo a maioria em vida, a minha alma me diz um pouco sobre cada um. A como eu amo vocês, quanta gratidão.

Sei que a vida para vocês não foi fácil, enfrentaram muitas dificuldades, dentre elas a guerra, deixar sua Pátria mãe, atravessaram o oceano em um navio para viverem um futuro incerto. Passaram fome, quantas perdas, quantas dores.

Mas ao longo de cada jornada, também teve muitas alegrias, prosperidades, amor, saúde, reconhecimento e felicidade. Do fundo do meu coração, eu agradeço a vocês gerações anteriores, pela vida ter chego até mim.

 Eu vejo e honro vocês!

Embora eu já tenha elaborado um caderno para meus antepassados, com informações coletadas, memórias, sentimentos, sendo esta a forma que eu encontrei de honrar a trajetória de vocês meus queridos e creio que não foi suficiente perante o quanto foi significativo a existência de cada qual.

Gostaria de pedir permissão para dedicar essa carta para minha amada bisavó, Sra. Estanislava Dorakiewicz Roiek.

Minha amada bisavó Estanislava, (vovó, era assim que eu te chamava), eu vejo a sua dor, eu sinto tanto. Com apenas 6 anos de idade você deixou a Polônia e veio para o Brasil com seus pais, devido a guerra que estava por vir.

Então minha querida, fiquei sabendo que você enroscou seus lindos cabelos em um arame, enquanto realizava essa transição. E isso lhe causou muito medo, medo de perder seus cabelos.

A vovó, você era apenas uma criança... logo você que gostava de cuidar dos seus cabelos. Lembro-me, que eles eram fininhos, iguais aos meus. Porém, você sempre os deixava muito bem penteados, já logo ao levantar. Sei também, que seus cabelos caiam bastante e que tinha o costume de enrolar os fios perdidos e guardar.

Minha bisá Estanislava, eu sinto muito, eu vejo o seu sofrimento, eu honro a tua história, AGORA EU SEI.

A aproximadamente um ano eu vinha sofrendo com a queda de cabelo, passei por três médicos, nenhum deles identificou a causa, apenas diagnóstico de eflúvio telógeno. Agora eu sei o motivo. Agora eu vejo! Eu vejo você!

Amada bisá, eu deixo com você a sua história e sei que vou ter muitos e muitos cabelos e eles não vão cair mais na proporção que caiam. Permita eu ter muitos cabelos por mim e por você.

Gratidão por tudo, eu te amo infinitamente. Muito Obrigada por eu fazer parte desse sistema!

Essa imagem acima, representa uma homenagem a todas as famílias que vieram da Polônia e colonizaram em Cruz Machado- PR. A mesma imagem que eu via nos meus sonhos e depois de algum tempo, fui descobrir o seu real significado.  

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.