Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
loading
Constelações SistêmicasVOLTAR

CARTA AOS ANTEPASSADOS

CARTA AOS ANTEPASSADOS
Tania Regina Tonieto Comel
set. 19 - 3 min de leitura
000

                                                    Meus Queridos Antepassados,

         Queridos parentes, hoje venho escrever a vocês para dizer o quanto são importantes para mim. Foram vocês que me deram a oportunidade de nascer e hoje ter a minha família.

          Aos meus antepassados paternos quero dizer que sei de toda a luta e sofrimento que passaram ao abandonar a Pátria Mãe Itália. Fugindo da guerra e passando meses dentro de um navio com fome, medo, doenças até morte.

          Depois de toda essa peleja,  chegaram ao nosso Brasil. Por aqui não foi nada fácil também, pois até o idioma era entrave. Quantos desafios tiveram para conquistar um pedaço de terra e se instalarem com a família Tonieto. Sinto orgulho dessa gente que chegou aqui apenas com suas   roupas e vontade trabalhar e vencer. 

         Querido nono Oreste, todos contam como o senhor foi um exemplo de homem honesto e trabalhador. Hoje imagino o quanto devia estar triste e precisando de ajuda quando cometeu o suicídio. Fez muita falta, nono. Fique bem no lugar de luz e paz que deve estar. Nona Orélia, nunca conseguimos ser muito próximas como eu desejava. Agora entendo que me deu tudo o que tinha e podia. Muito obrigada pela nossa convivência.

         Saúdo meus antepassados maternos, família Ribeiro e Machado que saíram de Portugal, passaram pela Argentina e finalmente chegaram ao Brasil. Gente forte, valente e trabalhadora. 

          Vovó Gasparina não lhe conheci no plano físico, mas te amo muito e sinto por ter ido tão cedo. Vovô Ramão, quantas lembranças boas tenho de suas  visitas. Quando fecho os olhos parece estar ouvindo a música "jardineira" que me ensinou. Que alegria era ir te visitar. Sinto o cheirinho do bife na chapa que sempre fazia para mim.  Eu te amo vovô!

          Mãe, você foi um exemplo de mulher guerreira e trabalhadora. Sabia acolher e confortar quem lhe procurava pedindo ajuda. Mãe presente e enérgica, às vezes até demais, porém, agora entendo o  porque e aceito o seu jeito de amar. Pai, meu companheiro único e o que está aqui comigo no plano terrestre. Obrigada por ser o meu porto seguro. Temos algumas discordâncias, mas o amor fala mais alto.

          Amo todos vocês e os levo junto comigo todas as horas. Quero pedir que deixem eu levar o que vocês tem de melhor. Obrigada por tudo!

#cartaaosantepassados

     

           

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.