Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Carta aos antepassados

Carta aos antepassados
Sandy Duwe dos Santos
ago. 28 - 5 min de leitura
010

Queridos antepassados,

Escrevo à vocês esta carta para agradecer por todas as escolhas feitas, por todos os momentos difíceis vencidos e pelos momentos felizes vivenciados. Agradeço por terem feito o seu melhor, por terem permitido que a vida fosse passada a diante e chegasse até a mim!

Quero pedir perdão pela incompreensão e pelos julgamentos errôneos que fiz sobre vocês e que fui levando para meu coração no decorrer da vida, peço perdão por ter olhado para cada um com o coração e os olhos fechados, hoje eu vejo que Shakespeare tinha razão ao dizer “Todo mundo é capaz de dominar uma dor, exceto quem a sente.”, hoje eu vejo o sofrimento de vocês, cada um teve a sua razão.

Vovô materno eu vejo que você trouxe o alcoolismo para a sua vida, pois a realidade era difícil demais... como você poderia criar tantos filhos sozinhos sem a ajuda da vovó naqueles tempos tão difíceis? Como poderia dar o melhor para eles? Como você iria lidar com a perda da vovó tão precoce? Como poderia superar a dor de um grande amor? Como foi difícil vovô, eu vejo com respeito e sem julgamentos a responsabilidade que você teve, muitas pessoas querendo adotar seus filhos e levá-los para longe mas você foi forte e lutou por todos para que fôssemos uma família completa, gratidão por essa união!

Já você, vovó materna, ah eu não conheci você em vida, mas toda vez que fecho meus olhos consigo imaginá-la e como seria maravilhoso ter conhecido você neste plano terreno... vejo em você muita luta, muita dor, muitas lágrimas, muitas memórias traumáticas... mas passou vovó, tudo valeu a pena, enfim a paz! Vovó eu sei que a vida te levou cedo de mais... como deve ter sido difícil pra você na época, ter deixado muitos filhos, um esposo e carregar junto de você um filho dentro do ventre, mas saiba vovó que eu lhe amo imensamente e agradeço pela sua força e pela vida da minha mãe, dos meus tios e tias você foi o melhor que podia ser! gratidão pela força de vida!

Querido vovô paterno, também não tive a honra de conhecê-lo pessoalmente mas meus pais falam muito bem de você, sempre feliz, brincalhão. Você foi um dos primeiros a passar cinema na cidade onde vivia na época (gostava dos filmes do Mazzaropi e Chaplin) e acho que esse amor por filmes eu herdei de você, seu olhar voltado sempre para as artes cênicas... você foi um grande protagonista e autor da sua história, a vida levou você muito cedo, em um certo dia seu coração simplesmente parou de bater, a vida escolheu levar você justamente no aniversário do meu pai, ele sofre muito por isso querido vovô, mas sabemos que não foi sua decisão, e sei o quanto você não se sentia amado e compreendido nessa vida, mas saiba que eu vim para poder amar você grandemente! Gratidão pela arte!

E você querida vovó paterna, a vida levou você muito cedo também, eu estava nos meus primeiros anos de vida, descobrindo ainda o que era viver quando você se foi, mas saiba que você também foi uma mulher muito batalhadora, um pouco fechada e rude porém, você teve seus motivos, toda amargura esconde um sofrimento! Querida vovó, você sempre foi amante de livros de romance, revistas e novelas... bom, acho que a minha fome de literatura eu herdei de você e foi a coisa mais linda que você pode me presentear, afinal, aprendi que a nossa liberdade está no conhecimento e que a ignorância é a pior prisão que alguém pode levar dentro de si, gratidão pela liberdade!

Por fim gostaria de dizer que os relatos da história me mostram a vida difícil que vocês tiveram com os efeitos da guerra, a opressão, as dificuldade no cultivo de alimentos, nos estudos e em outras questões, mas passou, a guerra acabou. Vocês venceram.

Eu venci.

A vida venceu!

Graças a vocês eu posso desfrutar de um mundo tão lindo, cheio de novas tecnologias e vivências.

A união de vocês trouxe meus pais que fizeram e ainda fazem tanto por mim e isso já é mais que suficiente para eu ser feliz, prosperar e ser saudável, pois todos vocês são perfeitos e carrego dentro de mim o melhor de cada um de vocês, sabendo profundamente que há muitas coisas a ser curadas nesse tempo que se chama agora, mas saiba que podemos, a cura é uma jornada.  

Gratidão amados!


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.