Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Carta Aos Antepassados

Carta Aos Antepassados
Liana Utinguassu
set. 29 - 4 min de leitura
000

#Conclusão Módulo 1

Há muito tempo eu sonho e vejo vocês...

Muito antes de nascer, eu já sentia vocês, sabia que nasceria aqui, no Brasil, mas por algo eu trago mais que presente a memória de vocês.

Avós, Bisavós, Tataravós...

Portugueses, Espanhóis, Libaneses e sobretudo Indígenas...

Muitos de vocês eu não conheci.

Recordo da Avó Estrela, muito bem. Com ela vivenciei muito e aprendi muito sobre como encantar com a alquimia de suas guloseimas, de seu doce gesto sempre em ofertar o melhor em uma mesa de café da tarde...

Vó “TELA”, como eu Te amo! Sinto tanta saudades tuas, vó. Tu me acolhias tanto, e quando teu filho se foi deste plano, meu Pai amado, eu senti tua dor, mas tu sabias, creio, que as sementes dele, estavam ali, em nós.

Eu busquei fazer meu melhor neste sentido e por ser, talvez a mais nova, caçula de três meninas, tive o teu melhor também! Benção Divina!

A Avó Lídia, não conheci e aqui quero fazer uma boa parada Vó, pois tudo ou quase nada que nossa Mãe me falava sobre ti, era sempre com receio e com culpas e medos que eu não entendia. Só fui entender mesmo , agora aos meus 58 anos...

Todos diziam que eras “desequilibrada”, vó, mas eu nunca te senti assim. Sinto muito, Vó, por teres falecido nesta casa para pacientes desequilibrados, sinto por ti e sinto pelo Vô, pela Mãe, por todos. Te abraço e te reconheço.

Conheci Vô Pedro, muito pouco, mas com ele eu vi a ancestralidade Indígena estampada em sua face de homem desta Terra, mesmo que minha mãe não quisesse encarar estes fatos... Creio, ela tinha vergonha, por algo que ela não quis tomar contato real.

Vó, eu Te Amo e quero que saibas que Constelei sobre ti, justamente para desvendar o que minha alma já sabia...Teu sofrimento pelo fato de não ter da parte de nosso Avô Pedro, o carinho, a compreensão que desejavas e necessitavas.

Posso imaginar Vó, como foi dar à Luz à 8 filhos (as)! Nossa, eu aqui, só gerei 1... mas também acolhi muitos e acolho!

Vó, fique descansada, eu sei que não eras desequilibrada! Eras uma mulher sensível, apenas isto!

Vô Otávio, querido... Grande médico que muitos falam até hoje, de suas qualidades em servir à sua real profissão de grande Curador! Queria ter estado contigo, mas nasci depois de tua partida também, mas nunca deixei de te admirar e amar, através de meu Pai, vi muito de ti.

À todos Vocês, Bisavós, Tataravós, que eu conheci apenas por fotos, eu agradeço por suas trajetórias, seus legados e por certamente nos abraçarem de onde estão.

Honro cada um (a) em mim.

Pai, Amado Pai... Partistes tão cedo! 45 anos é muito cedo! Eu tinha apenas 10 e muito ainda a viver ao teu lado, PAI, mas acredito,  principalmente hoje, dentro de minha caminhada espiritual e também como Terapeuta complementar... que tu resides em mim, em nós e que a vida segue PAI, em outros níveis, mas segue...

Quero me referir aqui, aos Antepassados Indígenas que não conheci, mas que estão na raiz de nossa família, principalmente no espírito e nome.

Nunca neguei vocês! Nunca negarei! Hoje, ciente de que fiz meu melhor e sigo à fazer, em prol das nações originárias, independente de etnias, me sinto em PAZ.

Trago muito mais  em mim, do que outras misturas, desta mestiça que sou, com muita honra!

Me reconheço Indígena e pertenço à esta Família Ancestral, assim como pertenço às outras culturas em mim e através de mim. Percebo-me dentro do caminho que sigo, o quanto tenho consciência Cultural, Ancestral, Anímica, Espiritual sobre estas leituras todas dentro do que sou, como sou.

Nada à provar, apenas amar, acolher e fazer!

Teria muito à escrever sobre vocês, mas meus passos assim declaram o quanto Honrei e Honro, cada um (a).

Quero declarar aqui, ao Universo, minha eterna e infinita Gratidão por Tudo!

Sei que vocês nos veem de onde estão e eu os sinto.

A todos vocês que vieram ANTES, declaro meu AMOR E RESPEITO profundo!

Até breve

Liana S Utinguassu

 

Bild könnte enthalten: Pflanze, Blume, im Freien und Natur

 

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.