Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
loading
Constelações SistêmicasVOLTAR

CARTA AOS MEUS QUERIDOS ANTEPASSADOS

CARTA AOS MEUS QUERIDOS ANTEPASSADOS
Adriana Ghellere Slovinski
mar. 5 - 2 min de leitura
000

Meus queridos antepassados, venho aqui agradecer do fundo do meu coração pela coragem que vocês tiveram de deixar a terra amada Itália e parte da família para trás, mesmo sabendo que ali era realmente uma despedida.

Quanta coragem, determinação, admiro e levo para minha vida.

Que viagem difícil, mar agitado, muitas tempestades, doenças. Ali muitas mães tiveram que se despedir de seus filhos e sei que isso aconteceu na nossa família.

Também sinto muito! Amo o mar, mas tenho muito medo dele.

Quando chegaram em terra firme os sonhos eram muitos, alegria em poder olhar para os filhos e visualizar um futuro com comida em abundância. Sabiam que tinham muito trabalho, mas não tinham preguiça.

A música fazia parte da rotina da casa, eu consigo escutar as cantorias. Muita festa. Adoro a dança, nosso corpo expressa a felicidade e a vida. A uva, a polenta, o queijo que delícia, sinto minha boca salivar.

Sei também que por muitas vezes não tinham o que comer, como as mães tinham preocupação em dividir a comida, mas nunca deixavam transparecer para os filhos. Mulheres e homens fortes, trabalhadores com muitos filhos sadios, inteligentes era só orgulho.

Ao apagar a luz para dormir as lágrimas da saudade molhavam o travesseiro, quanta saudade da família que ficou pra trás, quanta vontade de dar um único abraço.

Para os homens que não demonstravam tristeza a única solução era esquecer o sofrimento no álcool, todo dia, todo dia. As brigas aconteciam sempre por conta de tanta bebedeira. As crianças tinham medo, muitos gritos entre o pai e a mãe. Cadê meu papaizinho, essa bebida faz ele desaparecer.

E foi a bebida que o levou, caiu dentro do rio e se afogou, cirrose, pulmão, câncer...Muita tristeza escondida.

Muitas dores, muitos amores.

Minha gratidão por tantas coisas boas que herdei de vocês, sinto muito orgulho de fazer parte dessas famílias italianas e a partir de agora tomo a minha vida e sigo adiante sem dores e sofrimentos, honrando toda a trajetória dos meus antepassados.

Minha Itália querida!

 

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.