Meus queridos antepassados, nesse momento me disponho a lembrar de alguns momentos da minha vida.
Sou a Maria de Deus Freitas Silva, filha do José de Sousa Silva, conhecido como José Canuto, e da Otacilia Vieira, casados em 1952.
Meu pai José e filho do João Canuto e da Francisca.
A mãe do meu pai faleceu quando ele tinha dois anos e com ele ficaram mais quatro irmãos pequenos. O meu avô casou-se novamente e teve muitos outros filhos.
A minha mãe Otacilia é filha do José de Freitas e da Adelaide Vieira. Quando o meu avô faleceu a mamãe estava grávida de mim, no sétimo mês de gestação. Eu sempre penso que a morte do vovô mexeu muito com a minha vida...
Ouço que o meu avô sofria de reumatismo e que estava paralítico nos seus últimos anos de vida.
O meu avô, José de Freitas, ficou sem os pais ainda muito novo e quando chegou o tempo de se apresentar no exército, com possibilidade de ser enviado para a guerra, resolveu fugir do estado de origem e veio sozinho para o Maranhão. Ele mudou de nome, de Domingos para José de Freitas. Aqui ele casou-se com a vovó Adelaide que também tinha vindo de outro estado com a sua família.
Foi um casamento arranjado, o vovô era viúvo e tinha dois filhos e a vovó, segundo contam, era assediada pelo próprio pai.
José de Freitas e Adelaide formaram um casal muito respeitado e trabalhador, ele trabalhava com comércio no interior e ela na roça, na quebra de coco babaçu. Os afazeres domésticos eram tarefa das filhas, mesmo que ainda muito pequenas.
Não entendo porque só de ouvir as histórias a respeito do vovô José de Freitas eu criei imagens dele e me dei o "direito de julgar", passando a falar para a mamãe que achava ele molenga a vovó esperta...
Há algum tempo eu li algo sobre Constelações Sistêmicas e assisti a alguns vídeos... a ficha caiu. Eu comecei a imaginar o quanto deve ter sido difícil a vida do meu vovô: perder os pais muito cedo, fugir para evitar a possibilidade de guerra, ter um irmão que foi procurar por ele e que desapareceu para nunca mais ser encontrado.
Hoje eu vejo que o senhor, vovô, foi um grande guerreiro!