Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Chorar dói. Literalmente.

Chorar dói. Literalmente.
Ponto de Partilha
jun. 10 - 2 min de leitura
020

Quando vem a sensação de choro o corpo automaticamente se contrai. A garganta fecha, o diafragma contrai e toda a região torácica se mantém rígida pra conter o choro, a vergonha, a fragilidade e o medo de expressar o sentimento. Nunca sentiu isso? Então perceba seu corpo.

Se pensarmos que tudo o que acontece no nosso corpo tem uma função, porque ignorar o choro? O choro é quando o corpo transborda um nível de tensão que em estado de entrega não conseguimos conter. Então pra contê-lo o que fazemos? O mesmo que fazemos quando precisamos segurar algo muito pesado. Contração muscular e rigidez. Quando contraímos um músculo com muita força, o que acontece? Dói.

A luta contra o choro é a luta contra o fluxo natural do próprio corpo, ou seja, da vida que reside dentro de nós! Se em todas as vezes que o choro vier, lutarmos contra ele, com o tempo, criamos tensões crônicas nas regiões responsáveis pelo reflexo corporal do choro, principalmente garganta e diafragma. Assim, todas as vezes que o choro vier, essa tensão que já é crônica se acentua cada vez mais, tornando-o cada vez mais doloroso e difícil de soltar. Dessa maneira, o corpo, sábio como é, não nasceu pra suportar tanta dor desnecessária e resolve o mal pela raiz, passando então a reduzir a profundidade dos nossos sentimentos, sejam eles bons ou ruins, uma vez que “sentir” passa ser sinônimo de dor! O que é a vida sem sentimentos? Uma vida monótona, sem tesão. A saída para “sentir mais” se torna perigosa: Remédios, Drogas, situações de perigo e uma série de outras situações não saudáveis.

Chorar por si só já é um baita remédio. Dê essa oportunidade a seu corpo.

Vamos conversar sobre homens que choram? siga nossa pagina no Instagram @pontodepartilha !

Até breve.

Foto do ensaio "What Real Men Cry Like" do fotógrafo Maud Fernhout (@thealternativeviewfinder) que buscou quebrar estereótipos de masculinidade através das fotos.

Ponto de partilha - Partilhar pra multiplicar!

#masculinidades #masculinidadesaudavel #sagradomasculino #pontodepartilha #masculinidadetoxica


Denunciar publicação
    020

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.