Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

As leis do amor

As leis do amor
Neuza Murara
nov. 5 - 3 min de leitura
000

Me veio uma intuição ao olhar a palavra amor,

A= Amar

M= Mostrar

O= Organizar

R= Restaurar

Talvez por isso que o criador Bert Hellinger deu o nome de leis do amor, ao olharmos para todos os emaranhamentos que todas as famílias possuem e tentar acolher e organizar, nos sentimos no centro onde temos leveza de alma.

Bert Hellinger em seus estudos descobriu as três leis do amor que regem os relacionamentos humanos​.

São elas:

  • Vínculo ​(pertencimento);
  • Equilíbrio (equilíbrio entre dar e tomar/receber);
  • Ordem​ (hierarquia).

A primeira se estabelece pela necessidade de pertencer ao nosso sistema familiar. Todos que fazem parte da família tem o direito de pertencer​. Isso inclui os que morreram precocemente, os natimortos, deficientes, os maus, os filhos abortados e outras pessoas para quem a família não quer olhar.

É muito comum que pessoas sejam esquecidas porque lembrar delas traz sofrimento. Mas, enquanto não são lembradas e reconhecidas, o sistema não pode ter paz. Quando alguém é esquecido, ou excluído, está sendo negado a um membro a pertinência no sistema, e isso irá gerar uma necessidade irresistível do próprio sistema de restabelecer a integridade perdida e compensar a injustiça cometida.

A segunda traz a necessidade de se manter o equilíbrio entre o dar e receber ​nas
relações. Funciona da seguinte maneira: um dá, o outro recebe e, de preferência, toma, porque tomar é mais ativo do que receber. Então, quem recebe fica grato e, de certa forma, em dívida. Portanto, dá de volta. Idealmente, dá um pouco mais e assim quem recebe dessa vez, fica com a dívida e irá retribuir. Isso gera um vínculo crescente no qual o amor pode crescer.

A terceira é estabelecida pela ordem de chegada no sistema. Trata-se, portanto, de uma hierarquia cronológica, na qual quem veio antes precisa ser reconhecido como tal​. Sem esse reconhecimento e o respeito a isso, há um desequilíbrio no sistema. Isso significa, portanto, que os pais vêm antes dos filhos, assim como o amor entre os pais vem antes da relação pai-filho ou mãe-filho, primeiro filho vem antes do segundo e assim por diante.

Vale frisar que essa é uma ordem de precedência, e não de importância.

Vale lembrar que, por se tratarem de leis naturais, essas são universais e permeiam toda e qualquer relação humana​, seja ela pessoal, familiar, amorosa ou profissional por exemplo.

Quando as leis são violadas em um sistema familiar, podem surgir compensações que atuam nos membros desse sistema, podendo atingir várias gerações, que se manifestam em forma de depressões, doenças, dificuldades nos relacionamentos, dificuldades financeiras, etc.

Por meio das Constelações Sistêmicas Familiares​, o cliente pode perceber em que lugar o seu amor está oculto e bloqueado e adotar uma nova postura diante daquilo que se mostra, fazendo com que essas leis sejam novamente restauradas e respeitadas e o amor volte a fluir, tornando sua vida mais leve. Assim, o cliente terá uma visão mais clara sobre as origens das suas dificuldades, podendo romper com esses antigos padrões.

As Constelações Sistêmicas Familiares tem se mostrado um instrumento importante para solucionar questões que tanto nos afligem.

Ao pensar em uma música sobre as leis do amor, rapidamente me veio a lembrança da música do Hooponopono, sinto muito,me perdoe, te amo, sou grata.

 

 

#conclusãomódulodois

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.