[ editar artigo]

CONCLUSÃO DO MÓDULO 4

CONCLUSÃO DO MÓDULO 4

Constelando olhamos para o sintoma como um aliado, porque ele traz a informação verdadeira, nos dando a possibilidade de curar a causa em vez de usarmos paliativos para o efeito.

Conseguimos entender que sintoma e sofrimento não são carmas ou castigos, mas o resultado das nossas próprias atitudes ao longo da vida, nossas e do nosso sistema.

Como terapeutas é muito importante prestarmos atenção na nossa linguagem corporal, nos nossos sintomas, precisamos estar minimamente funcionais. Nenhum cliente vai além do ponto que o terapeuta chegou, não é ético usarmos os clientes como cobaias. Precisamos fazer as experiências em nós mesmos. 

Se não dermos a importância devida a um sintoma crônico, certamente ele irá evoluir para um sintoma grave. Sintomas são alarmes que nos alertam de forma amorosa.

Quando fazemos o que é necessário o nosso corpo opera os milagres, para isso precisamos de mudanças verdadeiras. Não adianta apenas a mudança mental, a reconciliação, a humildade para reparar dívidas, pedir perdão. Tudo isso vem de um nível mais profundo, vem da alma. 

Não faça o que você prefere, não faça o que você pode. Faça o que é necessário para sua vida, isso é Constelação Sistêmica.

Nem sempre os sintomas e os emaranhamentos são memórias pessoais, muitas vezes herdamos questões transgeracionais. 

Doenças crônicas nos mostram que há muito tempo se empurra o lixo para debaixo do tapete, é praticamente uma assinatura do nosso sistema. 

A importância de como o nosso corpo, a linguagem e os significados são fundamentais para que possamos agir e assim impedir que uma patologia crônica se transforme em algo grave. 

Ninguém carrega um sintoma porque gosta, por isso devemos levar a sério todos os sintomas que forem desproporcionais. 

O sistema impõe o sintoma, cabe a nós buscarmos a cura.

O milagre acontece para quem se dispõe a seguir a jornada de cura, não para quem fica sentado esperando. 

A felicidade exige valentia!

 

Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Raquel Cardoso Adam
Raquel Cardoso Adam Seguir

Sou mãe de dois filhos, avó de dois netos, uma eterna palhaça num circo que é MUNDO. Sou mãe de três Dogs todos a adotados. Amo a natureza, os animais, música, livros e filmes.

Ler conteúdo completo
Indicados para você