Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
loading
Constelações SistêmicasVOLTAR

CONSTELAÇÕES E AJUDA

CONSTELAÇÕES E AJUDA
Fernanda Baldi Nogueira
ago. 19 - 3 min de leitura
000

AS ORDENS DA AJUDA

O módulo 8, sendo o último módulo de conteúdo do curso, traz as ordens da ajuda dentro da Constelação Familiar, trazendo a premissa de ‘ajudar sem tomar para si’.

Existem 5 ordens da ajuda, quais sejam: você só pode oferecer aquilo que você tem e você só pode tomar aquilo que necessita; ninguém consegue mudar um terceiro, só consegue mudar quem está ali na sua frente disposto à mudança; a mudança no meu comportamento reverbera na mudança do outro; você só pode dar aquilo que você tem. 

A segunda ordem é sempre observar a realidade da maneira que ela se apresenta. A terceira é que devemos tratar o outro como adulto. Na quarta ordem, devemos ouvir a queixa do cliente e não considerar somente o aqui e o agora, mas observar seus antepassados, suas histórias, seu sistema familiar, etc. A quinta, e última ordem, nos diz que você só pode ajudar uma pessoa, seu sistema, e tudo que acontece com ela, se você der a ela um bom lugar no seu coração.

Toda constelação tem sua gramática e símbolos por trás, e um bom constelador deve estar atendo a todos esses sinais, para já ir trabalhando e conhecendo os aspectos dos seus clientes, pois isso ajudará muito na jornada de cura do cliente.

Já as frases para soluções são pontes que ligam o cliente do estado que ele está para o estado desejado. Existem frases de pertencimento, compensação e ordem, e devem ser usadas de acordo com o contexto trazido na constelação aberta. As frases completam, curam e trazem soluções. Nasce no coração do terapeuta para o coração do cliente.

Ao finalizar uma constelação, o constelador deve ter alguns cuidados com o cliente em saber como ele está se sentindo, bem como se aquela constelação fez sentido para ele. Encerrar o atendimento mostrando que você se alegra com a vida do cliente e está feliz por ele ter vindo.

Já no atendimento online, a Professora Olinda nos dá direcionamentos de como devem ocorrer os atendimentos, bem como devemos adequá-los à nossa realidade de trabalho.

Por fim, a Professora conclui todo o conteúdo nos mostrando que a Constelação Familiar Sistêmica é um estilo de vida e realmente pude perceber durante todas essas aulas, que ao me organizar por dentro a vida se organiza do lado de fora. Sou grata por tanto conhecimento e estou me tornando cada dia mais preparada para ser instrumento de cura na vida das pessoas com a constelação familiar.

Sou muito grata por tudo que estou vivendo até aqui.

#mod8

 

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.