Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
loading
Constelações SistêmicasVOLTAR

CONSTELAÇÕES

CONSTELAÇÕES
Ana Lucia Felicio
mar. 15 - 4 min de leitura
000

Toda profissão é uma bênção divina.

Sabemos que é através do nosso trabalho profissional que provemos e sustentamos a nossa vida e a vida da nossa família.

Ao estudar sobre  a abordagem sistêmica percebemos que muitos trabalhos e profissões que exercemos, podem,  de certa forma, estar relacionadas aos trabalhos e  às profissões dos nossos antepassados. 

Nesse sentido recordo-me que a maioria dos meus antepassados, homens e mulheres, foram camponeses e agricultores, que trabalharam arduamente no campo. Entretanto, além desses trabalhos, ambos tinham algumas atividades extras que eles realizavam nas “horas vagas”.

Igualmente, tanto do lado materno quanto do lado paterno alguns fabricavam e vendiam  seus  trabalhos manuais, como por exemplo, peneiras, balaios, cestas , colchas de retalhos, colchas de algodão que minha avó paterna tecia no tear e, além disso, também, ela realizava atendimentos como parteira.

Já a minha mãe gostava de cultivar a terra e ervas medicinais. Quase sempre ela doava essas ervas às pessoas, que sem nenhuma cerimônia iam buscar para preparar seus chás e  remedinhos caseiros.

Certamente por essas razões, mencionadas acima,  despertei-me desde cedo a não focar apenas num tipo de trabalho, e sim, ampliar o conhecimento e dedicação às atividades que podem servir não só a mim, mas, também às demais pessoas. Enquanto fui estudando e me preparando para melhor servir a vida pude realizar atividades em diferentes áreas de trabalho: comercial, saúde, educação e social.  

Todos nós sabemos que quando produzimos algo para compartilhar com as demais pessoas temos a oportunidade de demonstrar nossos dons, habilidades e competências que recebemos e aprendemos com aqueles que vieram antes de nós. Deste modo, ocupamos o nosso tempo com propósito e com valores que dão sentido à nossa própria existência no mundo.

Em todas as experiências de trabalho que realizamos nos enriquecemos não só com os valores monetários como também com as experiências de aprendizado e convivência com as demais pessoas.

 É uma alegria imensa poder trabalhar, viver e servir a vida.

Assim, sentimos-nos pertencentes ao nosso sistema familiar e social.

Realizamos atividades, às vezes, não iguais aos nossos pais e ancestrais mais distantes, mas, similares às que eram realizadas por eles.

E, tudo que, um dia aprendemos em casa, é a matéria prima que carregamos e utilizamos nos  diversos ambientes por onde passamos, convivemos e trabalhamos.

No livro “Histórias de S0ucesso” de Bert Hellinger, o  autor referindo-se ao trabalho diz que:

"Há uma necessidade vital  que nos obriga a trabalhar". Entretanto, é lindo quando um  indivíduo tem a alegria de viver e essa alegria de viver empurra-o  ao trabalho bem sucedido. A alegria de viver vira alegria de trabalhar. E o trabalho bem sucedido vira alegria pela vida bem sucedida. E, o trabalho bem sucedido" traz inúmeros benefícios para a vida pessoal, familiar e social. 

Dentro ainda desta visão de Bert Hellinger, no módulo 05, da nossa Formação Real, ouvimos nos ensinamentos de nossa Mestra Olinda Guedes, que, “a felicidade é uma questão de estratégia”; pois “a energia vital e o desejo de viver está relacionado ao nosso entusiasmo na vida”. 

Percebe-se então que é de fundamental importância olharmos para nossos antepassados, de forma sistêmica, e buscarmos solucionar os  emaranhamentos que porventura ainda carregamos em nosso corpo e memória, daí:  traçarmos e executarmos planos de trabalho e profissional  que estejam em sintonia com a nossa identidade profissional sistêmica.

 Como vimos e ouvimos nas aulas:  muitas questões que se referem ao trabalho e a profissão têm ressonância com o nosso sistema familiar.

A força necessária para assumirmos o nosso lugar no sistema, empresa e organização tem influência direta da nossa relação inconsciente com os  membros da nossa família.  Portanto, quando curamos os nossos relacionamentos familiares e restauramos a base dos  relacionamentos com os nossos pais é que adquirimos paz, e só assim, podemos ter suce$$o na vida e na profissão, pois, conforme a nossa Mestra ressalta "tempo e dinheiro, dinheiro e tempo": tempo é mãe, dinheiro é pai": saber relacionar e administrar essas energias é o diferencial  que só as pessoas são prosperas tem. 

Referência:

Guedes, Olinda - Aulas módulo 05

Hellinger, Bert - Histórias de Sucesso.

 

# Conclusão Módulo  05 

 

 

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.