Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

CONCLUSÃO DO TERCEIRO MÓDULO

CONCLUSÃO DO TERCEIRO MÓDULO
Vanessa Gonçalves
mar. 1 - 3 min de leitura
000

Nunca conversei com os meus pais sobre a a infância e adolescência deles.

O que eu sei me foi trazido ao longo dos anos e de algumas percepções que eu tive ao entrar em contato com o mundo sistêmico.

Meu pai, um garoto do interior de Minas Gerais, viveu com meus avós até uma determinada idade e após foi morar com a minha bisavó em uma outra cidade, para estudar. Ao que tudo indica era paparicado pela mãe e pela avó, sendo que esta lhe dava um maço de cigarros e um bilhete de loteria todas as semanas, o que lhe deixava muito orgulhoso.

Apesar do pouco estudo (estudou até a 8ª série), veio a São Paulo em busca de melhores oportunidades de trabalho. Trabalhou por muito tempo como gerente de supermercados até que foi demitido e nunca mais conseguiu se posicionar novamente. Se aposentou.

Não sei dizer muito sobre a vida amorosa do meu pai, mas sei que em uma das lojas em que trabalhou ele conheceu a mamãe.

Minha mãe, uma garota de Minas Gerais, de família humilde, desde cedo teve muitas responsabilidades, seja cuidando dos irmãos, da casa, como também dos estudos. Estudou até a faculdade, mas só conseguiu este feito depois de nos ter criado.

Sempre trabalhou e também veio a São Paulo em busca de melhores condições de vida.

Trabalhou junto com o papai na rede de supermercados, mas seus olhos brilhavam pelo mercado financeiro, onde ficou até o nascimento da minha irmã. Depois que ela já tinha 5 anos, foi ser funcionária pública até o dia em que se aposentou. Como perdeu o pai muito cedo, assumiu a responsabilidade de cuidar da mãe e dos irmãos.

Não vi relacionamento de casal dos meus pais existir, pois desde que eu me lembre, os dois, apesar de viverem sob o mesmo teto, sempre estiveram separados. Por muito tempo meu pai contribuiu financeiramente, mas depois de um tempo a casa ficou por conta da minha mãe. Como minha mãe dizia que meu pai só se ocupava por trabalhar, ela tomou conta da casa, o anulando completamente.

Isso acontece ainda nos dias de hoje.

Vendo toda a trajetória dos meus pais, e sabendo que antes da felicidade os pais, assim que casei, passei a repetir os mesmos comportamentos dos meus pais. Esses comportamentos me levaram a separação e só após este fato e fazer terapia e constelações, pude recomeçar a nossa relação. Mas, também consigo perceber o quanto de coisas boas eles também me entregaram.

Querer estar junto com a família, o amor, o respeito...


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.