Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
loading
Constelações SistêmicasVOLTAR

CONCLUSÃO MÓDULO 3 - ALL WE NEED IS LOVE

CONCLUSÃO MÓDULO 3 - ALL WE NEED IS LOVE
Gisele Reis
jun. 20 - 3 min de leitura
000

Formação Real em Constelações Sistêmicas - Turma 1

Revendo as aulas sábias e deliciosas da Mestra Olinda, no módulo 3, lembrei dessa canção maravilhosa de John Lennon que diz que tudo o que precisamos é de amor, nada mais! 

O que faz o amor dar certo é a memória do amor que recebemos quando criança. Quem teve amor vai saber amar o outro quando adulto. O amor é fundamental pra ter felicidade e construir relações felizes e funcionais pela vida afora.

Olinda nos fala que o amor dos pais vem de graça, sem reinvindicações, sem barganha. Mas, o que fazer quando não se recebeu amor, quando não se tive sequer quem nos amasse e cuidasse  e quando não se teve uma família estruturada e feliz? Aí se tem um vínculo de amor interrompido e isso tem como consequência um trauma que vai acompanhar essa criança ao longo de sua vida. 

Os filhos trabalham para os pais inconscientemente. Eles vão tentar fazer por eles o que não conseguiram realizar ou resolver. Eles trazem a luz da realidade o que está oculto, embaixo do tapete, não revelado. Muitas vezes esse descortinar o segredo, irrita bastante a mãe ou o pai, pois sentem-se desmascarados diante de sua própria criança. Eles não querem enxergar além das aparências, se sentem envergonhados. Muitas vezes repreendem seus filhos nesses momentos. Deveriam, na verdade, refletir sobre o que há de precioso nessas revelações.

O quanto se pode aprender e amadurecer com seus filhos. Antes da felicidade, os pais! Eles são a prioridades dos filhos. Portanto, para os filhos serem felizes, é necessário que seus pais sejam funcionais e felizes, nada mais! As mães e os pais deveriam ter isso como um lema: "vou me fazer feliz para que possa dar esse exemplo a meus filhos"

Temos 3 pilares que sustentam nos relacionamentos:

O primeiro é o amor do coração, a disposição de ajudar o outro, a empatia que temos pelas pessoas ou outros seres, a generosidade que nos faz não mover esforços para ser útil a alguém.

O segundo é o amor da sexualidade, do prazer, da alegria de viver juntos e ter intimidade em equilíbrio e harmonia.

O terceiro é algo que temos em comum com outro, como um propósito, uma missão, uma causa pela qual trabalhamos juntos e que nos une. Pode ser ter filhos, abraçar uma causa humanitária que faça a diferença para o bem social, da ciência, da arte, etc. 

Penso que melhor dos relacionamentos é ter essas três bases presentes. Aí se tem um grande amor, realmente!

Então, temos que cultivar o amor, sempre e todos os dias como uma plantinha que regamos. A plantinha da vida.

 

 

 

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.