Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
loading
Constelações SistêmicasVOLTAR

CONSTELAÇÕES EDUCACIONAIS E ORGANIZACIONAIS

CONSTELAÇÕES EDUCACIONAIS E ORGANIZACIONAIS
Maria Fatima da S. Silveira
abr. 1 - 3 min de leitura
000

Ao iniciar esse modulo, a professora Olinda ressaltou que esse tema seria um divisor de águas no nosso modo de perceber a realidade, realmente a cada módulo nos preparamos melhor para ajudar as pessoas.

Assistir a aula sobre o trabalho, profissão, carreira e sucesso com a explanação da professora Olinda foi ótimo, pois podemos refletir sobre as nossas escolhas e quando tudo está ligado diretamente ao nosso sistema.

Estudar esses eventos importantes na vida da criança, desde sua tenra idade e quando inicia na escola, que é o lugar mais importante depois da nossa casa, com todos os desafios e medos.  

 A esperança nasce em casa, passa pelo mundo da escola e se expressa , manifesta no mundo do trabalho,  essa frase é a síntese perfeita da importância e repercussão da escola na vida das crianças.

Esse espaço tão especial, a escola, muitas vezes não se encontra com as características de estrutura física adequadas, nem com a  gentileza e espontaneidade necessárias para acolher as crianças.

Mostram  uma série de desafios a serem vencidos pelos professores, que devem ser honrados na sua profissão,  e pela  família participando efetivamente na escola, como aliados para que o processo de aprendizagem aconteça sem traumas e sofrimentos.

A criança que gosta de aprender,  estudar,  sente-se vista, amada,  sua singularidade é respeitada, sente-se pertencente com isso ela tem segurança.

Se sentir insegura, vai gerar uma serie de conflitos, indisciplina, agressividade como um grito de socorro, para ser vista e acolhida  no meio do todo. 

Na escola muitas vezes as pessoas não são vistas, a sensação de não ser bem vindo, leva a uma orfandade funcional, que vai acompanhar essa criança na vida adulta.

Quando chega na empresa, na sua vida profissional vai participar de um sindicato, por sentir-se órfão, precisa se juntar a outros para se fortalecer e ser visto.

Tempo é dinheiro e dinheiro é tempo, são muitas reflexões sobre o significado dessas duas energias da vida.

Tempo é mãe.

Dinheiro é pai.

Importante observar o que fazemos com o tempo da criança, apenas ocupando sem levar em conta sua vocação, o que ela realmente quer aprender.

Não honram o tempo das crianças.

Ninguém tem sucesso na vida, sem antes se reconciliar com sua mãe e seu pai.

Em relação,  a escolha da profissão é preciso se reconciliar e estar em paz com os pais.

Duas perguntas que podem ajudar na escolha profissional:

1- O que gosta de fazer ou gostava de fazer quando era criança?

2- Como colocar a serviço da humanidade?

Pode-se perguntar sobre os talentos que você tem.

Ao responder todas portas se abrirão.

 E, os problemas que impedem de ir para frente, quando a vida não anda,  vamos procurar as soluções olhando para trás, além do aparente, olhar para o histórico da situação.

Encontraremos soluções incríveis,  para aqueles problemas que aparentemente ninguém entende.

O problema aparente demonstra, revela que a solução sempre esta além do aparente.

Esse módulo me levou direto para minha infância, resgatei várias situações vividas, muitas boas outras nem tanto, mas que agora posso olhar com leveza.

Quanto a escolha da profissão, revivi a ansiedade e pressão antes do vestibular, mas, acho que a minha escolha foi perfeita nutricionista, sou formada há 37 anos e o encantamento continua.

Como em outros momentos do curso, muitas curas acontecem.

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.