[ editar artigo]

Consciência Negra para quem?

Consciência Negra para quem?

Quando os negros foram trazidos para o Brasil para ser escravizados, eram obrigados a dar algumas voltas em torno de uma árvore chamada ‘árvore do esquecimento’.

O objetivo era que se esquecessem de quem eram, abandonassem suas histórias, para que despedaçados, pudessem aceitar as condições da nova vida.

Hoje, dia 20 de novembro, dia que se comemora a Consciência Negra, não é só um dia de voltar àquela árvore e dar as voltar ao contrário. É dia de pensar sobre as diferenças entre as palavras tolerância e respeito. É dia de estender o que se aprendeu com Bert Hellinger à nação que fazemos parte. É dia de perceber quanto temos sido negligentes sobre todas as questões que envolvem exclusão no Brasil. 

Estar comprometido com o desenvolvimento brasileiro, como comunidade, é olhar para estas questões com a seriedade que elas precisam.

Saber Sistêmico
Silvia Costa
Silvia Costa Seguir

Ah, os livros que mamãe comprou para se entreter durante sua gestação arriscada! Neles, conheci o mundo, as línguas e a Psicologia. Tive sorte de encontrar as pessoas e os caminhos certos que me trouxeram aqui, no trabalho com desenvolvimento humano.

Ler matéria completa
Indicados para você