Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
loading
Constelações SistêmicasVOLTAR

CONSIDERAÇÕES TRAZIDAS POR OLINDA GUEDES SOBRE O INCOMPREENSÍVEL E AS NOITES ESCURAS DA ALMA

CONSIDERAÇÕES TRAZIDAS POR OLINDA GUEDES SOBRE O INCOMPREENSÍVEL E AS NOITES ESCURAS DA ALMA
Maria Angélica Pires de Souza
mai. 10 - 4 min de leitura
030

O módulo 07 retrata situações que sãos incompreensíveis e nos levam a reflexão das noites escuras da alma, que necessitam serem transformadas para que haja uma melhoria em nossa qualidade de vida. 

As noites escuras revelam dores profundas muitas vezes reprimidas porque não suportamos ou não queremos sentir tamanha dor. Contudo, Olinda Guedes (2015, p. 165) afirma que: “Para transformar existe a sensação de dor, entretanto também existe, naturalmente, algo em nós que permite suportar a dor e alçar novos voos.  É necessário apenas encontrar o essencial, que possibilita o suporte para a transformação. ”

As noites escuras também acontecem em momentos, fases ou épocas da nossa vida que nos sentimos sozinhos e fragilizados. Esses sentimentos caminham em direção das memórias transgeracionais que podem se dá em alguma época fazendo com que a pessoa carregue as dificuldades do sistema.

Essa realidade sugere a prática da constelação como forma de reduzir ou abolir as dores da alma uma vez que o olhar sistêmico oportuniza resolver as nossas dores com a participação de anjos (pessoas) que estão em nosso redor e se dispõem a socorrer aqueles que estão passando pelas suas noites escuras.

Cada pessoa experimenta noites escuras em algum momento de sua vida, em geral isto acontece quando “percebemos menos vida pela frente do que a vida que já experimentamos. ”(CARPINEJAR, 2018, p. 36). As dores da alma diversas vezes são apresentadas por meio de sintomas que têm relação com o dinheiro, o corpo e os relacionamentos e para curá-los é preciso conversão e conexão com o divino porque, é no encontro com o sagrado onde “se dá o entendimento, o milagre, a cura, a transformação. ” (GUEDES, 2015, p. 165)

Na visão sistêmica, muitas doenças e transtornos iniciam com os sintomas e as suas dinâmicas. Podemos citar como exemplos o Transtorno do Espectro Autista-TEA, que se manifesta como memória transgeracional de abandono infantil e a Dislexia revelada pela paralisia do medo e as dificuldades de perceber a realidade pois leva consigo memórias de homicídio em seu sistema.

Os exemplos acima citados nos levam a uma reflexão profunda sobre o papel da pessoa que apresenta necessidade especial em um sistema. Embora mostrem fragilidades, carregam chances de cura, transformação e amor, que podem modificar uma pessoa ou um lugar. Desse modo, devemos incluir e agradecer a essas pessoas por carregarem o incompreensível das noites escuras da alma de um determinado sistema.

As dores da alma também chegam a sexualidade, aqueles que apresentam disfunção sexual sofrem pois é a partir da sexualidade que a vida passa adiante. Assim sendo, fazer sexo “de mais” ou “de menos” repercute na vida humana de forma negativa. A libido, energia conduzida para os instintos de vida são importantes, as compulsões sexuais ou a baixa da libido não.

Compreendendo as ansiedades e frustrações devido a essas disfunções hormonais sugere-se intervenção sistêmica para curar as dores escondidas na alma, pois é preciso haver afeto para que a sexualidade decorra de forma equilibrada e feliz.

Concluindo e com “as fichas caídas” de tantos conhecimentos recebidos, finalizo com as posições tão bem definidas do que seja a boa e a má culpa. A boa culpa, me leva a reconhecer e agradecer e a má culpa não me leva a lugar nenhum.  Se estamos caminhando para noites escuras da alma precisamos de terapia especialmente a sistêmica pois além de nos curar, cura o nosso sistema.

#MOD07

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    030

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.