Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Constelação e Adoção

Constelação e Adoção
OLINDA GUEDES
dez. 29 - 3 min de leitura
000

Pode nos explicar o que é constelação e a importância dela na adoção?

Escreve a mesma amada colega.

Minha mente viaja! Vai longe. Parece aqueles aviões pequeninos avistados em vôos de cruzeiro.

Porque a importância da constelação é assim: talvez não tenha importância nenhuma porque é apenas uma ferramenta.

Mas, ao mesmo tempo vem uma ideia na minha mente: as jabuticabas. Você só vai perceber o significado e o sabor delas se prestar atenção, se deixar-se envolver-se. Se se deixar tornar-se uma jabuticabeira, a jabuticaba, os frutos saindo do tronco, coisa mais mágica... ou o próprio licor. Já experimentou? 

Constelações nos fazem perceber o mundo na sua realidade. A vida é o que é. Não é fácil para ninguém.  Outras vezes é generosa,  incrível. Mas, é real.

Por vezes, nossos julgamentos, nossas ideias, nossos conceitos nos tiram do centro, do prumo, trazem ainda mais sofrimento.

As Constelações Sistêmicas como jeito de perceber a vida nos faz  mais humanos, mais empáticos. Porque seu estilo de trabalho é colocar-se no lugar do outro e perceber o que o outro sente, vive. O que aconteceu que o levou a viver de tal modo e resultar em uma vida banal, profana ou trágica. Na maioria das vezes é assim que se dá a vida de todos nós.  Sem muito brilho, mas sem muito absurdo tamanho, exceto alguns. Não vou mencionar nomes aqui.

As Constelações, portanto, nos apresentam nossas histórias de vida. Reconhecer o que aconteceu é fundamental para perceber o presente e redesenhar o futuro.

Constelação não é intervenção romântica onde se perdoa todos e ama todos e vivemos uma vida cor de rosa.

Constelação é visão rigorosa da vida. Por vezes, para viver melhor e mais feliz,  não é necessário nada fazer  a não ser perceber a justa razão dos acontecimentos. Apenas isso. 

Cada um que carregue as consequências dos seus atos.  Nós também: ao percebermos que ninguém agiu por acaso nosso coração se alivia e deixa cada um seguir o seu caminho.  Deixando nosso caminho livre também! Isso não tem preço.

Portanto, penso que a Constelação é essencial para todos aqueles que querem viver melhor. Ou não.

 

OLINDA GUEDES é mãe. Sua primogênita é Nina Maria. Apaixonada pela vida, escreve com o coração o que cabe em palavras. Dona do Pedaço é o quarto livro de sua autoria.

Enfeita a casa para o Natal há muitos anos, mesmo antes dos filhos nascerem. Sua mamãe também era uma mulher muito gentil e cuidadosa com a felicidade. Todos os anos tinha árvore de Natal.

Conduz, no Instituto Anauê-Teiño, a Escola Real, uma Escola de Saberes Úteis. Uma iniciativa cujo objetivo é trocar saberes das diversas ciências com o propósito de uma vida mais feliz, próspera e saudável.

https://linktr.ee/olindaguedes

 

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.