Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
loading
Constelações SistêmicasVOLTAR

CONSTELAÇÃO EM GRUPO MÓDULO 09 AULA 02 – 12.08.2020

CONSTELAÇÃO EM GRUPO MÓDULO 09 AULA 02 – 12.08.2020
Maria Angélica Pires de Souza
jun. 6 - 4 min de leitura
000

O Módulo 09 Constelação em Grupo – Atendimento Online nos chegou através do Bônus I, do Curso de Formação Real em Constelações Sistêmicas com Olinda Guedes. Esse módulo está dividido em 12 aulas gravadas com a participação dos alunos.

A preocupação com o processo de aprendizagem sugerido pela Escola Real é significativa, observei a responsabilidade em nos preparar para sermos terapeutas sistêmicos atuantes. Assim, além dos conteúdos teóricos apresentados nos foi ofertado Bônus, o primeiro referente a prática de Constelação em grupo-Online onde o cliente participa apresentando o seu tema para ser constelado pela professora Olinda Guedes tendo como representantes alunos do curso.

Esse procedimento, ao meu ver, é uma experiência válida pois tem como objetivo aprimorar a prática dos alunos no processo de formação em constelação sistêmica.

Nesta constelação a professora Olinda nos chama à atenção para alguns detalhes que o Constelador deve ter para atender de forma eficaz as pessoas que chegam com suas dores. Estudar, ler livros sobre terapia sistêmica e constelações, somatização, leitura corporal dentre eles um de sua autoria “A verdade sobre o sofrimento humano” que nos revela de forma simples e precisa inúmeras características de sintomas sobre doenças físicas e emocionais geradas nas relações pessoais ou transgeracionais.

Os livros segundo ela “são retaguardas que nos amoldam para o processo de aprendizagem. ” Ou seja, além das relações sistêmicas, existe uma base teórica que fundamenta os procedimentos da constelação.

Em sua fala ela expressa que o cliente quando vem fazer uma constelação já percorreu vários locais, e finalmente chega com uma expressão que denota preocupação: Já não sei o que fazer e o médico mandou procurar uma terapia sistêmica. 

Essa afirmativa nos leva a crer sobre a importância de estarmos bem preparados para atender essa demanda de pessoas que chegam a procura de curas, pois não conseguem mais lidar com os seus sofrimentos.

A forma como a aula nos é apresentada tem um objetivo de já entrarmos em consonância com o campo. Desse modo inicia com uma música, após uma oração e finalmente é apresentada o cliente que irá ser constelado. 

Na Constelação proposta por Olinda Guedes existe uma métrica:

. Apresentação da pessoa - (nome, profissão- no caso em questão, veterinária com desejo de fazer transição de profissão)

. Apresentação do tema expresso em um parágrafo - (que deve ser solicitado a partir de frases – Conte pra nós: O que te traz aqui? O que gostaria de resolver? Qual é o seu sofrimento?)

. Intenção – (o objetivo, o milagre que deseja alcançar expresso em uma frase.)

Conforme informações da cliente havia “falta de dinheiro para pagar as contas indiferente de ela ganhar pouco ou muito, sempre falta. ” Dessa forma o desejo da cliente é: “Viver sem medo de passar necessidade”

A partir das informações foram colocadas representantes: Necessidades, Medo1, Medo2, Segredo1, Segredo2, Eu, Cura, Cigana (avó do pai).

Observou-se nesta constelação, muitos segredos (microfone não abria, orfandade, mão na boca, traumas intensos no sistema); medos (abortos, vergonha de mostrar que passa necessidade, emigração da pátria portuguesa, suicídio, ter ciganos no sistema, medo de represália); falta da figura masculina (pai é dinheiro, é quem representa o prover, o abastecer o fornecer o que é necessário.); aparecimento de animais na hora da constelação (fazendo com que a cliente mostrasse alívio, indicando que iria ajudar os animais silvestres.); o Eu se mostra bem, aliviada dos traumas e com propósito de seguir em frente. Houve a cura, e foi sugerido a cliente permanecer em contato e escrever com letras douradas – MILAGRES EXISTEM.

Ao concluir a constelação percebemos que os detalhes precisam ser amplamente observados conforme o campo vai informando. Assim, quanto mais prática como participante ou representante e com os estudos sugeridos pela professora Consteladora Mestra Olinda Guedes, seremos profissionais competentes na área das Constelações Sistêmicas.

Gratidão Escola Real!

#MOD09  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.