Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
loading
Constelações SistêmicasVOLTAR

CONSTELAÇÃO FAMILIAR E AS LEIS DO AMOR

CONSTELAÇÃO FAMILIAR E AS LEIS DO AMOR
Rosana Rodrigues Borges
mar. 5 - 4 min de leitura
000

A Constelação Familiar é um método psicoterapêutico, que explica o porquê da existência de padrões de comportamentos pessoais ou  padrões nos Sistemas Familiares.

Os sistemas familiares são compostos pela nossa família de origem: pai, mãe irmãos e nossos antepassados, nossos avôs e avós, bisavós, trisavós e todos os outros antepassados de origem paterna e materna. No decorrer da vida dos nossos antepassados podem ter acontecido diversas situações de dor, de exclusão, fracasso e doenças,  e esses sentimentos, são vistos como energia, uma energia que fica no sistema familiar e que são vão passando de geração em geração esperando serem vistos e tendo a possibilidade de cura.

Quando um dos membros do Sistema Familiar vivencia essa dor, ou caso haja uma identificação com essa energia, e isso pode ser identificado através da existência dos Emaranhamentos.

Um emaranhamento existe quando há uma situação de dor, sofrimento, um fracasso, uma doença, ou seja quando  não é proporcional com o indivíduo ou a situação, algo que não faz sentido com aquela realidade observada.

A partir daí, os três princípios da Constelação Familiar podem estar atuando na vida desse membro familiar. O primeiro princípio  é o do  Pertencimento, que diz que temos a necessidade de pertencer a um grupo, família, comunidade e para isso faremos qualquer  coisa que seja preciso para pertencer inclusive nos manter na pobreza, na doença ou qualquer outra situação que nos faça fazer parte de um grupo. Isso porque ninguém quer ser excluído.

A exclusão causa dor, então ela é evitada quando  agimos  de acordo ou igual aos que vieram antes de nós, dessa forma pertencemos ao grupo, pois nos  tornamos  iguais em dor,  infelicidade ou em fracasso.

E dessa foram estamos sendo leais aos nossos e estamos seguindo eles.

Outro principio é o da Compensação, que é o equilíbrio entre dar e receber,  esse é o principio basicamente da Justiça que diz que se foi causado um dano, esse dano deve ser reparado, ou seja o dano causado quando não reparado continua no Sistema Familiar e também passa de geração em geração até ser visto e curado.

E o terceiro princípio é o da Ordem. O principio da Ordem, pelo próprio nome já traduz a necessidade da Ordem, pois onde há ordem há progresso e prosperidade.

Esse princípio também indica a necessidade de hierarquia, a importância de respeitar quem nos lidera seja na família ou em uma empresa. Na família, os pais  devem cumprirem seus papeis de pai e mãe suprindo as necessidade matérias e emocionais dos filhos, sem que haja um relação horizontal pois aqueles que vieram antes têm precedência sobre os que vieram depois e dessa forma,  os filhos devem olhar para os pais com respeito e honra, pois a vida passou pelos pais antes de chegar nos filhos.

É no conceito da Ordem que podemos visualizar o lugar de cada um, e todos devem ter um lugar no sistema.

Quando existe a exclusão de um membro no Sistema Familiar, isso resulta em dor, fracasso e infelicidade. Todos aqueles no passado  foram que excluídos têm o seu  lugar no Sistema Familiar e isso deve ser identificado através de emaranhamentos apresentados pelos descendentes, e a partir disso, a inclusão é feita tendo a solução e a cura individual e no Sistema Familiar.

Os princípios da Constelação Familiar, estão no Sistema Familiar, porém cada Emaranhamento pode ter um desfecho, pois  depende da história e da vivência dos membros familiares  e de como o descendente pode ter sentido isso na sua vida.

Portanto, fatos  comuns em diferentes Sistemas Familiares, podem ter diferentes leituras pelos seus respectivos descendentes. É preciso um olhar profundo, com amor e respeito para a história de todos aqueles que vieram antes de nós para assim encontrarmos a solução, a qual traz paz e leveza a todos do Sistema Familiar.

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.