Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
loading
Constelações SistêmicasVOLTAR

CONSTELAÇÃO FAMILIAR SISTÊMICA

CONSTELAÇÃO FAMILIAR SISTÊMICA
Edna Telles
ago. 8 - 3 min de leitura
000

“Sistema” significa aqui uma comunidade de pessoas unidas pelo destino, através de várias gerações, cujos membros podem ser inconscientemente envolvidos no destino de outros membros, segundo Bert Hellinger, no livro As ordens do amor. 

Os 3 princípios são: a Ordem ou Hierarquia, o Pertencimento e o Equilíbrio.

1) A Ordem ou Hierarquia descreve que todos têm um lugar no sistema familiar, e é determinado por quem vem antes. Quando essa ordem é mudada, acontece o que é chamado de emaranhamento. Para exemplificar: o filho toma lugar do pai ou da mãe, ou dos avós quando morrem, se distanciam, se separam, se ausentam, vão à falência, pois se sentem responsáveis por eles. Ou quando o irmão/irmã mais novo(a) quer estabelecer como os irmãos mais velhos devem fazer.

É uma inversão de papel na hierarquia familiar e resultará em péssimos relacionamentos afetivos com seus pares, com as lideranças, pois ocupa na sua família de origem um papel que não é seu, com sérios reflexos na sua vida pessoal. São aquelas pessoas que dizem que não conseguem obedecer e nem ter chefe. Conhece alguém assim?

 2) O Pertencimento é um direito que todos de um sistema familiar possuem.

Quando uma pessoa é excluída, abandonada ou esquecida, seja por ter matado alguém, ter cometido suicídio, ter doença contagiosa, doença mental, abortos espontâneos ou provocados, identidade sexual diversa, mortes trágicas, separações no casamento, viciados em jogos, bebida, drogas, religião contrária ao sistema familiar, profissão ou qualquer outra atitude na qual a família não aceita, nem aprova, e com isso a excluí, abandona ou a esquece, acarreta desequilíbrio negativo que atingirá às futuras gerações.

Todos têm direito de pertencer a um sistema familiar e negar esse direito gera consequências dolorosas. Um exemplo são as pessoas que não conseguem se estabelecer em nada: emprego, relacionamento, lugar, estão sempre buscando algo ou pior que isso, a repetição do destino da pessoa excluída.

3) O Equilíbrio refere-se à troca: para que haja relacionamento equilibrado as pessoas precisam dar e receber, dar e tomar de forma igual. Na medida em que uma pessoa faz mais pela outra, não há como se manter em equilíbrio tal relação.

Uma mulher que se dedica inteiramente ao seu marido, se anulando, e depois é abandonada por ele, na realidade é um desequilíbrio, pois ele jamais poderá pagar-lhe e a abandona.

Ou alguém que tenha enganado ou tenha ficado devendo dinheiro, acarretando um desequilíbrio, as futuras gerações poderão pagar por isso, através de muito trabalho, sem conseguir ganhar dinheiro.

As crianças e os adolescentes no sistema familiar carregam o fardo dos equívocos de seus pais, tios, avós, bisavós, etc.

Querem salvá-los, copiá-los, morrer por eles, mas isso não é possível e as consequências são: suicídios, medos, doenças físicas, emocionais, mentais e espirituais, comportamentos agressivos, síndromes, transtornos diversos e a repetição de tudo que aconteceu no passado.

A constelação sistêmica familiar auxilia na compreensão, na conscientização e na solução dos emaranhamentos que acarretam a infelicidade dos pequenos. 

As crianças e os adolescentes estão apenas copiando tudo aquilo que o seu sistema familiar lhe deu. A Constelação Sistêmica Familiar pode ajudar a libertá-las desse peso e possibilitar uma vida mais equilibrada, feliz e saudável.

Além do que, ajudará ao seu sistema familiar: pais, tios, avós, bisavós.

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.