Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
loading
Constelações SistêmicasVOLTAR

CONSTELAÇÃO INDIVIDUAL - ORIENTAÇÃO SISTÊMICA/CONSTELAÇÃO NA ÁGUA - MÓD. 10 - AULA 01 – 30/09/20

CONSTELAÇÃO INDIVIDUAL - ORIENTAÇÃO SISTÊMICA/CONSTELAÇÃO NA ÁGUA - MÓD. 10 -  AULA 01 – 30/09/20
Maria Angélica Pires de Souza
mai. 31 - 4 min de leitura
000

O Módulo 10 Constelação Individual – Atendimento Online, faz parte do Bônus II, oferecido pelo Curso de Formação Real em Constelações Sistêmicas com Olinda Guedes. Esse módulo está dividido em 12 aulas gravadas com a participação dos alunos.

Ao assistir todas as aulas do módulo 10 compreendi o valor da primeira aula e a preocupação da professora Olinda em nos sensibilizar para um programa pessoal de estudos e práticas. Assim inicia suas colocações de forma simples, precisa e amorosa.

Tal preocupação é salutar (curativa), pois possibilita ao aluno em formação aprender os conteúdos e se curar ao mesmo tempo. O curso antes desenvolvido de forma presencial foi abençoado com a decisão da Escola Real de disponibilizar no formato de EAD, devido à procura de muitas pessoas que desejavam aprender as constelações numa escola que desenvolve um ensino de qualidade.

A sistemática da aula inicia com uma canção, oração e em seguida a professora expõe conteúdos relevantes sobre a temática para depois dar início a constelação propriamente dita. As considerações trazidas revelam a necessidade de termos consciência que na abordagem das constelações precisamos tocar o coração da pessoa que vai ser constelada.

Existem muitas ferramentas e recursos disponibilizados que podem ajudar na realização de uma constelação, dessa forma precisam ser “didaticamente escolhidos para tocar o coração do cliente”.  Levando em conta essa afirmativa Olinda Guedes, após muitas horas de estudos desenvolveu e apresentou uma ferramenta simples e eficaz para realizar Constelação na Água, utilizando bonecos de EVA.  

Nas observações trazidas, a professora esclarece que “As constelações na água têm vantagem sobre as constelações com play mobil, porque é visível como os objetos flutuantes se movem de acordo com o tema do cliente o que toca profundamente o coração do cliente. ”  Ao observar a capacidade e o propósito da professora em encontrar melhores alternativas para a resolução dos problemas dos clientes, compreendi a importância de estudar, e praticar constelações para sermos, quem sabe, futuros terapeutas com o padrão da Mestra.

O material utilizado para constelação na água pela Escola Real consta:  do kit com bonecos de EVA (são os representantes nas constelações Individuais), travessa de vidro com água, um pano vermelho colocado abaixo da travessa, uma toalhinha para enxugar os bonecos e um bloco pequeno de anotações. Essa ferramenta possibilita ao cliente perceber respostas para os seus temas.

A constelação se desenvolve bem melhor quando o terapeuta constelador estiver em um estado amoroso, e humilde possibilitando a disposição de acertar e ajudar ao cliente por meio das conexões. Ou seja, estiver em consonância com o campo do cliente que caminha entre o sofrimento e o desejo da cura. Dessa forma, Olinda Guedes afirma ser necessário no trabalho das constelações o aluno aprender a fazer a leitura do campo para “entender o problema e soluções, trazendo à tona a mente inconsciente para a mente consciente do cliente. ”

Os movimentos dos bonecos podem ser mostrados ao cliente por meio de: pergunta - O que você ver?  Metáforas, Poesias. Essas atitudes tomadas pelo terapeuta fazem tocar o coração do cliente que vai reduzindo a sua dor e acrescentando confiança para se curar e seguir em frente.

Na gramática das constelações é preciso muita prática e disposição para aprender a enxergar a realidade através do sentir e das pistas que são apresentadas pelo campo.

A professora sugere que essa prática pode ser iniciada com pelo menos dez atendimentos gratuitos que possam ajudar pessoas que estão em dificuldades.

Ao final da aula foram colocadas perguntas sobre situações relacionadas a depressão, violência doméstica, atitudes do cliente em pegar ou não nos bonecos para colocar na água, bem como observação da disposição dos bonecos na água.

Como se pode ver essa aula é indispensável para os alunos, especialmente os que não têm conhecimentos prévios de conteúdos relacionadas as constelações individuais na água compreenderem as demais aulas que seguem o módulo.

Gratidão por nos oferecer esses conhecimentos tão importantes!

#MÓD10

 

 

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.