Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
loading
Constelações SistêmicasVOLTAR

CONSTELAÇÃO NA ÁGUA - VIVENCIAL ONLINE

CONSTELAÇÃO NA ÁGUA - VIVENCIAL ONLINE
Justina Celia De Lima E Silva
ago. 24 - 14 min de leitura
020


Módulo 10- Vivencial -Constelação na água

Dentro da abordagem sistêmica,  as técnicas, os elementos  utilizados, são o que menos valor tem, apesar de ser bastante importante  estudar e aprende-las como forma de ampliar a capacidade do constelador em acessar o Campo Mórfico, afim de que ele possa desenvolver um instinto natural de conexão com o cliente e seu sistema, servindo como abertura de portais conscientes para facilitar o trabalho de  percepção e leitura do que está além do aparente.

Na constelação em qualquer das modalidades, presencial, online  individual ou em grupo, com playmobil ou com qualquer outros instrumentos que possam ser usados como representação, o foco é sempre o cliente e suas necessidades. 

A constelação na  água não difere e o cliente e a solução que deseja é o que mais importa no trabalho.

A agua é um condutor de energia extremamente potente e possibilita limpar muito mais os Campos Sistêmicos, pois foi um dos primeiros elementos a ser criado no universo e ela limpa e transmuta sempre.

O contexto em primeiro lugar, os padrões repetitivos são um indício de um ponto que o cliente ainda não se deu conta em suas  queixas. 

A fala mental não tem lugar no processo da constelação e sim priorizar o sentir  do corpo, com todas as emoções e sensações que chegam, fazendo sentido dentro do que o Campo informa.

O terapeuta centrado, no estado de presença, seguro, conectado com o coração e a compaixão, primeiro por si mesmo, seguindo com sua criança interior cuidada, de mãos dadas com o seu ego positivo e consciente de que, carrega a força que recebeu de seus pais, além de uma proteção especial por estar a serviço como um canal de cura.

Assim  poderá mais  tranquilamente dar um bom lugar em seu coração para o  cliente e seu sistema, onde certamente encontrará  as palavras certas para atuar  no tema que   será constelado naquele momento.

Quando a pessoa se encontra no Corpo de Dor não  consegue entender e aceitar muitas das constatações que oferece a Constelação Sistêmica, como por exemplo: “As pessoas só fazem conosco aquilo que autorizamos, seja consciente ou inconsciente”. 

Constatamos que dentro de um trauma de abuso, a vítima é sempre a protagonista da história, de alguma forma ela permite a situação, repetindo um padrão ou para um equilíbrio do Sistema ou até mesmo para se sentir pertencente ao Sistema. 

A  Alma em outro nível se permitiu passar por isto.(Destino das Almas, um eterno crescimento espiritual- e Jornadas da Alma- Dr. MichaelNewton).

O perpetrador é o que tem menos  poder ou força, pois ele está a serviço do equilíbrio do Sistema. Neste momento os dois personagem estão emaranhados na mesma energia, algo precisa ser visto para recuperar e sanar o elo rompido da ordem de amor no Sistema em questão. 

Descobrir quais as tramas , os segredos, a dor que estão ocultas para ajudar o cliente a tornar-se mais funcional, tranquilo, consciente diante dos desafíos da vida é  uma das funções do constelador, do terapeuta.

Para que isto aconteça, o cliente deverá buscar mais sessões terapêuticas para conseguir mais elementos de percepções para sua cura, onde o terapeuta o ajudará a trilhar um  caminho mais seguro para o equilíbrio e centramento do seu ser Integral.

Cura é jornada. Geralmente não basta uma única Constelação. Ajuda bastante, mas é.um episódio, uma etapa do processo.

Lembrando que quanto mais grave o sintoma, mais decisiva e focada deve de ser a mudança. Talvez precise de uma Conversão para que a cura chegue.  Quanto maior a Dor, maior a mudança para que o Milagre da Cura aconteça.

O problema é só um impedimento para o fluxo da vida, mas ele pode ser também um impulso para chegar a solução que estará sempre presente.

Portanto, a cada boneco colocado na água o cliente deve ser observado, sua expressão, o que lhe chega com o movimiento, e o terapeuta deve lhe perguntar: "Faz sentido para voce o que a constelação está mostrando?" e seguir o caminho que a resposta indicar.

Vamos falar um pouco sobre a técnica da constelação na água , apesar  de ter sido pontuado de não ter tanta relevância, mas ajuda bastante ter conhecimento de alguns dados oferecidos pela escola porque eles facilitam a percepção dos elementos que podem surgir, afinal, além do aparente há um mundo de história.(desculpem a repetição, mas é bom para fixar o conhecimento).

Buscar por uma mesa pequena forrada por um tecido, uma toalha Bordô, esta cor  representa o aprofundamento da energia da matéria , enraízando  o trabalho.

Uma tigela de vidro temperado Diâmetro: 26,32 cm Profundidade: 5,8 cm Capacidade: 2,4 litros. Encher de água até  a metade da tigela onde serão colocados os bonecos de EVA de diferentes cores e algumas outras figuras representativas, as quais entrarei em detalhes mais a baixo e que ajudem no processo da constelação.

Particularmente eu já fazia antes do curso com Olinda , a constelação na água com bonecos playmobil em uma piscina pequena, inflável e colocando–os sobre placas de isopor para flutuar.

É um pouco  mais trabalhoso, mas é incrível ver os bonecos caindo, movendo-se rápidos ou mantendo-se parados , mesmo sobre o isopor.  A informação do Campo é sensacional.

Na Escola Real podemos obter todo o kit com a mesa, bonecos e o pano, desenvolvidos pela Mestra Olinda Guedes.

Depois do curso resolvi fazer meus próprios bonecos de EVA, e o melhor, todo o material foi reciclado de uma festa na residência geriátrica que trabalhava. 

Consegui formar minha caixinha com os representantes e representações que me pareceram úteis. Agora disponho de mais variedades de elementos para executar o meu trabalho de Consteladora.

Percebo que usar as figuras de EVA requer mais acuidade em todos os sentidos do terapeuta, pois com playmobil temos maior diversidades de informações e o cliente pode oferecer mais dados ao escolher seus representantes, como estão vestidos os bonecos , que tipos físicos representam, etc…

Com as figuras de EVA, tenho como informação as cores, tamanhos e as posições que ocupam dentro da tigela, além de todas as informações que oferece o cliente com suas emoções e sensações, mas tenho que ter ainda mais  atenção com as perguntas, com tudo que é pronunciado no Campo para facilitar a leitura  das  conexões e informações oferecidas pelo Campo que se projeta na água. 

São muitas as possibilidades de informações e descobertas de segredos que o Campo tem informa para completar e cada constelação é única, pois somos únicos com nosso Sistema. 

Mas alguns dados tem similaridade, como por exemplo: Bonecos/ figuras congeladas que não se movem, representam memórias congeladas, paralisadas no sistema.

Frase de cura ou pensamento que ajuda no movimento; “Eu vejo , voces fazem parte do Sistema. Eu vejo a luta, os desafios, a dor de  vocês.  Vejo que vocês estão com muito medo, e, vocês têm  razão por tudo isto". 

As frases ajudam a liberar o Campo e para que o movimento da cura possa chegar no Sistema, também é possivel colocar algo simbolizando  recursos. 

Se depois de 20 a 30 minutos, se o movimento  congela é sinal que a constelação já chegou ao que foi possivel no momento e já terminou o movimento .

Outro ponto importante, quando o cliente coloca figuras de criança, de um objeto ou de um animal para representa-lo, devemos buscar com ele qual a sensação, qual o sentimento que lhe move a fazer esta escolha, ou esperar um pouco até que o próprio Campo traga  a informação precisa, necessária para o cliente. 

Algumas  vezes ele nem está consciente da escolhaqye fez, pois esta pode representar muitas informações como: o cliente está no lugar de um irmão (a) que morreu e ficou esquecido, ou pode representar uma memória de orfandade do Sistema, a sua  própria ou de um antepassado.

Uma forma de representar a morte na constelação na agua é colocar bonecos de cor negra, mas se  o cliente não consegue colocar esta cor pode ser que tenha  um irmão (ã) desconhecido no Sistema e que ainda  não está integrado(a).

Há diversas formas de representação do segredo, interrupções instantâneas, como internet que cai, microfone que fecha e também sobreposição de bonecos ou figuras, abstração ou despersonificação, quando o cliente representa uma pessoa do Sistema com um símbolo, por exemplo uma flor, quando a representação não condiz com o real, é um segredo que há por trás.

Falando sobre as cores segundo o curso de Olinda Guedes;

Branco: Traz a informação da transcendência, da pureza, da inocência, do tempo quântico, do tempo circular. Quando representa o cliente é uma informação de que ele ainda está na inocência (ingenuidade), a espera de algo se  concrete em sua vida, mas que ele precisa acessa-la  para perceber estes aspectos, transforma-los e assim  poder obter as informações do Campo relativos a sua missão e propósito de vida, afim de que se cumpra,  e sair da criança inocente a espera do adulto que cuidar dela.

“Tenha coragem de Ser, torne–se humano e aceite crescer, ser adulto, aceite a Vida!”

 

Preto; Representa um imenso campo de possibilidades, muita energia da matéria.

Quando representa o cliente  significa que é uma pessoa que é bastante determinada, de muita disposição. É altruista, entretanto não considera as suas preferências pessoais. Sabe de todos, o que preferem, mas esquece de si mesmo. É muito trabalhadora, sempre exige muito de si,  realizadoras, ajudando sempre a todos. Ação e presença constante.

Também pode representar uma pessoa excluída dentro do Sistema, pessoas que não foram vistas, que não foram valorizadas, que ainda nem são consideradas integrantes do Sistema familiar. A mensagem  é : “Eu carrego muito pelo o meu sistema.” Talvez para elas algumas tarefas sejam muito difíceis de levar adiante. 

Vermelho; Na gramática das constelações, representa a energia da  vida, da luta, da ação, reação, a vontade de viver, disposição para o afeto, prazer, alegria, movimiento e a dança.

Quando representa o cliente significa que ele está em sintonia com a vida, quer viver,  deseja fazer a diferença. Tem sede de realização de sua missão de vida. Mas também pode representar a solidão.

Azul: Representa uma disposição do cliente em ser pacífico, tem facilidade de servir, faz tudo para manter a paz. Sempre carregam mensagem de compaixão, altruismo, empatia. São sorridentes, mesmo que estejam tristes por dentro.

Muitas vezes nem são vistos porque carregam a dor dos excluídos, as obras não vistas do seu Sistema. São  pessoas sensíveis que quando constelam percebem seus dons e os manifestam. Elas curam a invisibilidade do Sistema, e têm a ver com seus antepassados, com o talento que não foi visto e honrado.

Então o individuo faz coisas como cursos, mestrados, doutorados, executa tarefas que antes não foram possíveis no seu Sistema e assim trazem a visibilidade e a cura do Sistema, sendo a “prosperidade” um dos temas mais comuns trazidos por estas pessoas.

Ao resolverem isto elas também resolverão temas ligados a talentos, a sua missão, ao dinheiro e a prosperidade em geral.

Amarelo; Pessoas que carregam a missão de chamar o seu Sistema para o uso da razão, do bom senso, da lógica, estão sempre mediando,  sempre envolvidos em questões humanitárias. São pessoas com habilidades telepáticas, de compaixão natural, capazes de perceber o que nunca foi dito por ninguém. 

São bons ouvintes naturalmente e pensam em soluções de  forma prática, têm os pés no chão.

Sofrem com a realidade do sofrimento  humano, é como se sentissem as dores dos outros em seus ombros, peito, braços e pernas.

Verde: Representa aquele que consegue trazer esperanças por onde passa, contudo, é comum que se sinta exaurido. É comum perceber, sentir as energias do ambiente, as energias coletivas, dai ficar cansado e ter dores de cabeça.

Algumas vezes tem a sensação de não saber o que fazer, porque são pessoas  que trazem o dom de sentir as feridas do mundo.

São terapeutas naturalmente, nascem com o dom de perceber o sofrimento e ter empatia com o outro. Aprendem com facilidade as ferramentas de cura. 

Enfim são muitas as formas de ajudar o outro, sempre cuidando de dar lhe o que ele pede e suporta, cada um tem seu próprio tempo .   Aceitar que o outro ainda precisa manter-se no seu espaço de “vazio,” até que se esgote a sua porção de sofrimento e resolva buscar e aceitar a ajuda que chega também é  uma sabedoria do terapeuta.

Todo ser humano adulto em suas funções “normais “ de saúde, tem o direito de escolher  como deseja viver a sua vida, só ele sabe o que lhe convém, ninguém salva ninguém e só podemos oferecer ajuda àqueles que nos pedem. 

 

 





Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    020

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.