Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Constelação Sistêmica Organizacional

Constelação Sistêmica Organizacional
Saber Sistêmico
dez. 7 - 4 min de leitura
000

As constelações organizacionais (empresariais) são uma ferramenta poderosa para identificar dificuldades e redesenhar as relações dentro de sua empresa bem como auxiliar nas decisões estratégicas. Tem sido aplicada mundialmente, auxiliando consultorias de empresas no desenvolvimento de equipes e visando minimizar impedimentos que podem levar a diminuição da performance e criatividade e desequilíbrio no clima organizacional.

Muitas empresas passam por problemas como: ela não cresce, não se desenvolve, os clientes não são fiéis ou não voltam, não conseguem inovar os produtos, os funcionários estão em conflito ou vão embora sem motivo aparente, falta direção, existe desmotivação, entre tantos outros problemas do mundo corporativo.

Bert Hellinger percebeu que nas empresas atuam também Leis Ocultas Sistêmicas, que determinam e influenciam a saúde da empresa, muitas vezes se sobrepondo aos planejamentos estratégicos usuais.

Como as Constelações Sistêmicas podem ajudar nas empresas?

Constelação Sistêmica é uma nova abordagem da Psicoterapia Sistêmica Fenomenológica criada e desenvolvida pelo alemão Bert Hellinger após anos de pesquisas com famílias, empresas e organizações em várias partes do mundo, buscando o diagnóstico e solução de problemas e conflitos.

O resultado desses experimentos se transformou em um trabalho simples, direto e profundo que se baseia em um conjunto de “leis” naturais que regem o equilíbrio dos sistemas que o próprio Bert gosta de chamar de “Ordens do Relacionamento Humano”.

Quando aplicamos os princípios de Hellinger no âmbito da gestão e consultoria empresarial, costumamos dar a este trabalho nome de Constelação Organizacional.

Principais Princípios nas Empresas

É fundamental que em uma organização, para que ela cresça, se desenvolva, em primeiro lugar exista a ORDEM. Sob esse princípio, o que observa-se nas empresa é que a diretoria e liderança devem ser respeitadas e todas as ações deverão ser tomadas a partir deste respeito. Quando alguém se arroga o direito de criticar de forma velada e não colaborar com a liderança, para este, de alguma forma, as portas do sistema se fecharão.

Por outro lado, como a empresa tem uma necessidade de liderança, quando esta não é exercida ou é negligenciada, as pessoas começam a ficar insatisfeitas, o que leva muitas vezes ao aparecimento do autoritarismo por parte dos superiores, afetando negativamente o sistema, com consequências ruins para todos que fazem parte e para a empresa.

Outro princípio importante é o PERTENCIMENTO. Diferente dos sistemas familiares, onde quem faz parte tem seu lugar garantido para sempre, na Constelação Organizacional o pertencimento é garantindo enquanto durar o contrato de trabalho na empresa.

Segundo este princípio, todos os funcionários fazem parte da empresa da mesma forma, com o mesmo direito de vínculo, do menor cargo até o maior. Uma violação neste princípio enfraquece toda a empresa, independente do cargo ocupado por aquele que é excluído ou deixado de lado.

E por fim, um princípio que também não se pode deixar de lado: o EQUILÍBRIO. Na empresa, existe equilíbrio nos papeis distribuídos e na remuneração oferecida? Da mesma forma, os que são remunerados geram retorno para a empresa proporcional ao o que é investido neles? Novamente, as ideias se cruzam, e considerando os aspectos colocados anteriormente, o sistema sempre irá procurar estabelecer um equilíbrio nos movimentos dentro daquele campo.

Quando esses principais princípios são respeitados, as organizações funcionam de uma maneira mais suave, harmoniosa e confortável. É como se houvesse uma sensação de relaxamento, onde tudo flui e as pessoas são felizes naquele ambiente, apesar das pequenas tensões normais do trabalho.

Texto adaptado dos sites:

http://www.astroconstelacao.com.br/constelacoes-sistemicas/constelacao-empresarial/

https://iperoxo.com/

 

 

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.