Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Constelação - Uma metáfora¹ brilhante

Constelação - Uma metáfora¹ brilhante
Silvia Costa
jan. 16 - 4 min de leitura
010

“Falar é expressar pensamento.”² E como é que se forma pensamento sem linguagem?

Quem ainda não estudou a importância da linguagem perde muito! Dentro de um língua³ estão contidas a história, crenças e cultura de um povo.

Quando eu falo para minha família que eu ‘faço’ Constelações Familiares, o que eles imaginam é que eu faço o mapa astral das pessoas, ou estou trabalhando com algum tipo de coisa herege.

Isso porque a maioria da minha família é cristã protestante e brasileira. No Brasil usamos corriqueiramente a palavra Constelação relacionando-a a Astrologia, cuja utilização é mal vista pelos cristãos protestantes. Ela também não tem conhecimento suficiente de Astronomia para compreender que o termo Constelação diz respeito primeiro a esta ciência não àquele estudo de como os astros podem nos influenciar.

Buscando a palavra que deu origem ao método terapêutico criado por Bert Hellinger encontrei: 

Familienstellen - Colocação Familiar. O verbo alemão Stellen significa, representar, lugar, colocar numa determinada configuração. Também é encontrado o termo Familiensausfstellung. Stellung significa posição. 

Segundo Lucas Derks a palavra alemã dominante quando se fala sobre Constelação Familiar é Aufstellung, cujo significado literal é colocar na posição.

“Em inglês isto foi traduzido como ‘Constelação’, uma palavra que falha em transmitir a ideia das pessoas serem POSICIONADAS EM LUGARES ESPECÍFICOS NO ESPAÇO.”

Sabendo de tudo isso, toda vez que eu precisava falar sobre Constelação Familiar para minha família, ou alguém com crença similar, eu ficava muito brava com esse

pessoal de língua inglesa. E muito mais com o restante das línguas que seguiram o exemplo. Constelação! Isso está errado!

Esse pequeno ato de arrogância, geradora de uma raiva contida e discreta, durou até hoje, quando tive a ideia de pesquisar o significado e origem da palavra Constelação.

Segundo o Observatório da Universidade Federal de Minas Gerais:

“(...)constelações eram definidas como AGRUPAMENTOS de estrelas na esfera celeste que, imaginariamente, formavam figuras de personagens como pessoas, animais, objetos ou seres mitológicos(...). As constelações foram inventadas pelo ser humano. CADA POVO E TRIBO POSSUÍAM SUAS PRÓPRIAS CONSTELAÇÕES. Às vezes, coincidia que quase o mesmo CONJUNTO de estrelas tinha nome e significado diferentes para povos diferentes. Guardar a forma ou a LOCALIZAÇÃO dessas figuras no céu não era um trabalho fácil, e assim, criavam MITOS e HISTÓRIAS sobre as constelações.”

Etimologicamente a palavra deriva do latim: constellatiōne, “POSIÇÃO dos astros”, constellātiō "conjunto estelar". E se formos procurar o sentido figurado, os dicionários também trazem a definição de constelação como um grupo de PESSOAS NOTÁVEIS.

A essa altura do texto creio que você já tenha reparado as palavras em destaque e feito as associações. Chamar de Constelação uma terapia que coloca no centro da cena um conjunto de pessoas ligadas por laços biológicos e por uma história faz muito sentido! 

Para entender o sentido da palavra Constelação no campo da terapia familiar é essencial ir além do óbvio… É necessário entender sua origem e significado preciso. Penso que Bert Hellinger teria gostado dessa poesia…

De fato, Constelação não é a melhor palavra para traduzir Aufstellung, mas é uma metáfora brilhante!

 

Referências

1 Metáfora é uma das figuras de linguagem de comparação subjetiva, que preza pela aproximação de duas coisas, seres, ou entidades diferentes, a partir de uma característica semelhante entre elas. 

2 Donald Davidson

3 As Línguas são uma das várias expressões da linguagem. Outras expressões são: artes, gestos, números, etc...

Todos os grifos e maiúsculas são marcações minhas.

Derks, L. Panorama Social - Dinâmica Interior dos Relacionamentos Humanos, 2010.

https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/constela%C3%A7%C3%A3o. Acesso em 14/01/2020.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Constela%C3%A7%C3%A3o. Acesso em 14/01/2020.

https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/constela%C3%A7%C3%A3o. Acesso em 14/01/2020.

https://brasilescola.uol.com.br/fisica/constelacoes.htm. Acesso em 14/01/2020.

http://www.observatorio.ufmg.br/dicas13.htm. Acesso em 14/01/2020.

https://www.s100.com.br/2016/11/constelacoes-familiares/. Acesso em 14/01/2020.

https://comunidade.rockcontent.com/o-que-e-metafora/. Acesso em 14/01/2020.

 


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.