Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Constelações e Ancoragem - Apoio à Laís e à Priscila

Constelações e Ancoragem - Apoio à Laís e à Priscila
Vicente Duarte
jun. 1 - 2 min de leitura
020

Olá, Priscila e Laís Sálvia!

Como diz a Olinda Guedes (https://sabersistemico.com.br/@olindaguedes), depois de terem sido feitas várias terapias e algum outro trabalho com as Constelações, em que foram abordados os relacionamentos com os genitores, como ela sugere, tudo pode ser uma questão de ancoragem e, por isso, recomenda uma reprogramação.

Para mim, nesse sentido, a indicação mais rápida e, eventualmente, mais efetiva para uma reprogramação, seria recorrer a um bom terapeuta, experiente (não necessariamente) em PNL e substituir essas ancoragens limitativas por outras positivas e libertadoras, impulsionadoras de todo o vosso potencial.

Isso para resolver, de imediato, todo esse sofrimento. Claro que poderá ser necessário fazer um número não identificado de sessões, até que o problema se resolva ou, com um pouco de sorte (?), uma única sessão poderá ditar a solução.

Mas existe, sempre o recurso à Psicanálise ou às Terapias Dinâmicas de raiz psicanalítica que, sendo mais demoradas, poderão resolver de um outro modo, os elementos originais, desse sofrimento.

O que é Ancoragem?

É uma técnica muito usada na PNL, utilizada para criar, ou modificar, respostas associadas a um estímulo. Estamos cercados por âncoras, por estímulos sensoriais concretos, através de cuja activação se evoca uma determinada vivência.

Sem percebermos conscientemente, estamos expostos à ancoragem. Um exemplo disso é quando ouvimos uma música e nos emocionamos, porque ela nos faz lembrar de alguma pessoa, em alguma situação importante que já vivemos... Quando ouvimos essa melodia, nossas emoções retornam no tempo e voltamos a sentir a mesma coisa do passado. O mesmo acontece quando sentimos o cheiro de um perfume e ele nos faz voltar ao momento, nos remete àquela situação já vivida.

Vicente Duarte

 

 


Denunciar publicação
    020

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.