[ editar artigo]

Constelações e Ancoragem - Apoio à Laís e à Priscila

Constelações e Ancoragem - Apoio à Laís e à Priscila

Olá, Priscila e Laís Sálvia!

Como diz a Olinda Guedes (https://sabersistemico.com.br/@olindaguedes), depois de terem sido feitas várias terapias e algum outro trabalho com as Constelações, em que foram abordados os relacionamentos com os genitores, como ela sugere, tudo pode ser uma questão de ancoragem e, por isso, recomenda uma reprogramação.

Para mim, nesse sentido, a indicação mais rápida e, eventualmente, mais efetiva para uma reprogramação, seria recorrer a um bom terapeuta, experiente (não necessariamente) em PNL e substituir essas ancoragens limitativas por outras positivas e libertadoras, impulsionadoras de todo o vosso potencial.

Isso para resolver, de imediato, todo esse sofrimento. Claro que poderá ser necessário fazer um número não identificado de sessões, até que o problema se resolva ou, com um pouco de sorte (?), uma única sessão poderá ditar a solução.

Mas existe, sempre o recurso à Psicanálise ou às Terapias Dinâmicas de raiz psicanalítica que, sendo mais demoradas, poderão resolver de um outro modo, os elementos originais, desse sofrimento.

O que é Ancoragem?

É uma técnica muito usada na PNL, utilizada para criar, ou modificar, respostas associadas a um estímulo. Estamos cercados por âncoras, por estímulos sensoriais concretos, através de cuja activação se evoca uma determinada vivência.

Sem percebermos conscientemente, estamos expostos à ancoragem. Um exemplo disso é quando ouvimos uma música e nos emocionamos, porque ela nos faz lembrar de alguma pessoa, em alguma situação importante que já vivemos... Quando ouvimos essa melodia, nossas emoções retornam no tempo e voltamos a sentir a mesma coisa do passado. O mesmo acontece quando sentimos o cheiro de um perfume e ele nos faz voltar ao momento, nos remete àquela situação já vivida.

Vicente Duarte

 

 

Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Vicente Duarte
Vicente Duarte Seguir

Militar na Guerra de Angola, em acções militares de 1968 a 1970. Psicologo Clínico desde 1978. Grupanalista desde 1983. Formação em Renascimento no Brasil e Europa; Formação em PNL no Brasil em 1996; Constelações no Brasil e em Portugal, etc

Ler conteúdo completo
Indicados para você