Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
loading
Constelações SistêmicasVOLTAR

CONSTELAÇÕES EDUCACIONAIS E ORGANIZACIONAIS

CONSTELAÇÕES EDUCACIONAIS E ORGANIZACIONAIS
Soraya Mendes Ribeiro
mai. 28 - 4 min de leitura
000

A Abordagem Sistêmica na Educação  e nas Organizações

A educação  é  a base de tudo.  Inicia em casa , quando o bebê  nasce,  aprende a se alimentar,  andar,  falar,  vai para a escola se socializar, cresce, escolhe  uma profissão,  a qual irá  dedicar cerca de 50% de seu tempo.

Cada etapa de sua infância deve ser vivida  de forma lúdica, com muito amor,  paciência  e proteção  para que se torne um adulto  equilibrado,  livre e funcional.  

O Amor que torna o ser capaz de alcançar  vôos  incríveis  em busca de realizar seus sonhos,  em direção  à Real felicidade.

Quando esse indivíduo,  desde a mais tenra idade   sente-se pertencente a esse sistema,  sente- se acolhido,  e parte  importante,  recebe e poderá  expandir esse amor para outros seres.

Entrando para a vida escolar, deveria sentir-se  protegido e respeitado para seu desenvolvimento psicossocial, evitando a orfandade funcional. 

A União  de família,  aluno e escola  são  fundamentais  para o desenvolvimento  dessa criança. 

Respeitar  uns aos outros.  Pais e professores são  guardiões dessas crianças e devem olhar na mesma direção. 

Em primeiro  lugar vem família, onde a  criança deve estar em paz com seus pais para que encontre o sucesso. 

Pai é  prosperidade. 

Mãe  é  Felicidade.

A escola é  um complemento  da família. 

Na visão  sistêmica   a escola é  lugar de florescer,  aproveitar  e incentivar  ao máximo,  o que cada criança ou adolescente  têm  a oferecer.  Observar seus dons natos  ao invés  de exigir apenas o que está  sendo cobrado no cronograma  escolar.  Muitas escolas , sequer percebem as potencialidades  de seus alunos,  suas dores,  seus medos,  seus conflitos,  impondo as regras a serem seguidas,  ao invés  de ofereceram novas técnicas sistêmicas de ensino .

Prova disso   é  a evasão  escolar,  quando muitos talentos  são  perdidos. 

As escolas deveriam oferecer oportunidades  para que esses alunos  se expressem,  através das artes, música,  esportes, jogos de tabuleiro como o xadrez, aulas de empreendedorismo, robótica,  informática , culinária   entre outras tantas,  para que cada um possa perceber-se, descobrir seus talentos, preferências  e buscar seus sonhos. E que estejam preparados  para a escolha da profissão  certa para a pessoa certa.

Cada ser deve ser aquilo que quiser  e ser responsável  e feliz  por suas escolhas. 

Entretanto,  observamos  que na visão mecanicista , isso não acontece,  gerando muitos conflitos e sofrimentos. 

Seguindo essa lógica,  nas organizações  ocorrem esses mesmos equívocos,  desde o recrutamento  e seleção,  muitas empresas obstruem  o caminho de seus próprios  funcionários  engessadas em normativas arcaicas,  ultrapassadas,  que prejudicam sua própria  evolução e prosperidade.  O fazer assim poderia ser substituído  por ouvir cada um  de seus funcionários,   novos e antigos,  unindo  experiências  e buscando  as melhores soluções. Assim todos saem ganhando.  

A hierarquia deve ser respeitada? SIM.

A ordem deve ser respeitada? SIM 

O progresso depende da ordem e da hierarquia.  Entretanto, casa ser deve sentir-se parte desse sistema organizacional,  não  excluído. Isso irá  motivá- lo a dedicar-se ainda mais,  porque é  "visto ", suas capacidades  são  reconhecidas.

Humildade  significa húmus,  que todos somos  iguais. Perceber o valor do outro é  a virtude da generosidade,  da grandeza de caráter,  da humildade,  da sabedoria. 

Em um sistema,  todos tem seu lugar, todos se encaixam  e cada um contribui  para o equilíbrio  desse sistema.  

Cada conflito deve ser acolhido e transformado para que o sistema prospere.

Nessa abordagem sistêmica,  cada indivíduo importa, as profissões  de seus antepassados, seus talentos,  aptidões ,memórias ancestrais, tudo deve ser considerado para dar sentido à vida. 

 

 

  

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.