Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Constelações Familiares- O Método

Constelações Familiares- O Método
Vicente Duarte
nov. 20 - 2 min de leitura
020

O Método das Constelações Familiares

O método das Constelações Familiares é o resultado das pesquisas de Bert Hellinger para conseguir satisfazer uma necessidade pessoal: minorar o sofrimento das pessoas.

Percorreu a maioria das metodologias de cura existentes na época e, não contente com o estudá-las teoricamente, quis experimentá-las, ao vivo e a cores, para poder certificar-se sobre qual, ou quais delas, ficava mais próxima dos seus anseios.

Descobriu, no Psicodrama de Moreno, o teatro de improviso, com assistência de expectadores que, rapidamente, se transformavam em participantes, no esclarecimento de um caso individual.

Mais tarde, descobriu, em Boszormenyi-Nagy, os "vínculos invisíveis", que viriam a constituir a grande estrutura da sua metodologia de intervenção: uma ética implícita que exige justiça e equilíbrio, que atravessa gerações e que constitui um modelo de contas pessoais de merecimento e culpa, de deve e haver. Concluiu que nos relacionamentos, é necessário  que haja predominância do equilíbrio entre o dar e o receber.

Por fim, assimilou os princípios de Virgínia Satir, e de outros grandes terapeutas, altamente divulgados pela PNL, em que se considera que:

- A mudança é possível.

- Temos dentro de nós, todos os recursos de que necessitamos para um desenvolvimento, e crescimento pessoal, bem sucedido.

- Não há erro, há sim, resultados.

- Se fizermos sempre a mesma coisa, vamos obter, sempre, os mesmos resultados.

- Um juízo de valor baseado nos padrões sociais e culturais de verdadeiro ou falso, bonito ou feio, bom ou mau, tem como resultado, ser inadequado.

Todo o comportamento humano, por imoral, associal, doentio ou totalmente louco que possa parecer aos outros, é, no momento em que é efectuado, a sua única, ou a sua melhor opção.

Não parou por aqui, quando assimilou alguns princípios da Análise Transacional, de Eric Berne, ao descobrir que este se tinha apercebido de que planeamos a nossa vida desde muito cedo, de acordo com um roteiro interno, Script, que nos permanece desconhecido, apesar da intensíssima força latente, que pode levar-nos ao fracasso.

Estes e outros elementos foram igualmente integrados e o mais importante, é que ele viveu todas estas teorias, experimentou-as, aperfeiçoou-as, antes de as adoptar.

*Adaptado de autores sobre as constelações familiares  

 

 

 

 

 


Denunciar publicação
    020

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.