[ editar artigo]

Constelação Sistêmica é um tipo de terapia?

Constelação Sistêmica é um tipo de terapia?

Sim!

Constelação Sistêmica é um tipo de terapia maravilhosa, mas não somente isso, é também uma forma de autoconhecimento, de perceber que a vida acontece.

É uma métrica sobre como podemos resolver situações, como  podemos interagir com problemas, como  podemos efetivamente interagir com a  vida, de maneira eficaz, de maneira excelente, tendo  resultados extraordinários.

Deste modo, as Constelações Sistêmicas podem ser entendidas tanto como um método terapêutico, quanto um estilo de vida.

Porque o que é uma terapia?

Terapia é a arte de cuidar do ser, é a arte de se conhecer, é a arte de se reconhecer, de reconhecer os outros seres humanos, de compreender como funcionam as  relações inter pessoais, de como funcionam os seus  projetos de vida, de como fazer dar certo sua vida, sua história, seus melhores sonhos.

Terapia é uma maneira maravilhosa de viver. Eu sempre digo para os meus alunos: Gente!  Se vocês soubessem como é bom fazer terapia, vai fazer  com que a terapia  se torne seu estilo de vida.

Você terá um terapeuta, que será mais ou menos como seu mentor, o seu guia,  o seu velho sábio, alguém com quem você pondera, você dialoga, mas de uma forma com tanta qualidade, que não é como um diálogo comum, se você estivesse simplesmente conversando com um bom amigo. É uma forma muito  diferenciada de viver.  Porque quando nós estamos fazendo terapia, nossa vida é olhada por meio  de uma lente de conhecimento maravilhosa, que aquele profissional, que aquele terapeuta tem.

Então eu recomendo pra você que faça constelações sistêmicas, também como uma forma terapêutica.

Você já sabe! Eu sei.

Que muitas coisas que eu estou ensinando aqui podem ser surpresa pra você, porque talvez  já ouviu assim:

Não!

Constelação sistêmica não é terapia, constelação sistêmica é apenas uma intervenção, que você vai lá, coloca o seu tema e acabou.

Mentira! Não é nada disso.

Claro, um tema pode ser colocado, o cliente  pode colocar o seu tema uma única vez na  vida e nunca  mais aparecer ali.

Mas você sabe que ele pode estar desperdiçando  toda uma colheita  que poderia vir a ter, de resultados incríveis, se passasse a ler sobre esse tema, a assistir palestras, a participar de  grupos, a fazer seus atendimentos individuais.

Uma sessão por semana, uma sessão por trimestre, uma sessão por ano.

Eu tenho  clientes que vêm uma vez por ano. Não é que vêm pra colocar temas - cada um vem pra olhar para situações de sua vida. Como uma forma maravilhosa de dizer:

- Olinda! Percebo que eu estou indo bem, e eu notei uma situação que preciso ajustar.

Em uma sessão de duas horas, às vezes  de três horas. Uma gostosura.

Gente!

Terapia é tudo de bom.  Constelações é uma ferramenta  maravilhosa pra você poder usufruir de um  processo terapêutico.

Se em algum dia você quiser fazer terapia, faça com alguém  que tenha conhecimento.

Que seja excelente em constelações sistêmicas e que entenda as constelações sistêmicas  também como um processo de conhecimento, como um processo de cura, como um processo terapêutico.

 

Transcrição: Suzana Langner

 

 

OLINDA GUEDES é mãe.

Sua primogênita é Nina Maria. Apaixonada pela vida, escreve com o coração o que cabe em palavras. Além do Aparente, o segundo livro de sua autoria , diz muito mais sobre Constelações.

Conduz, no Instituto Anauê-Teiño, a Escola Real, uma Escola de Saberes Úteis. Uma iniciativa cujo objetivo é trocar saberes das diversas ciências com o propósito de uma vida mais feliz, próspera e saudável.

https://linktr.ee/olindaguedes

 

 

 

 

Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
OLINDA GUEDES
OLINDA GUEDES Seguir

Oilá, gente linda! É uma boa história a minha vida... ainda temos muito a viver. A parte mais linda é ser "Mamain" das duas princesas Nina Maria, Camila Maria e dos cinco príncipes cavalheiros...

Ler conteúdo completo
Indicados para você