Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Constelar não é atrapalhar!

Constelar não é atrapalhar!
OLINDA GUEDES
mai. 3 - 3 min de leitura
060

Boa tarde, Pessoas Lindas!

Mestra Olinda tenho dúvida em relação a intenção.
Para ajudar de maneira assertiva não posso ter intenção. Mas quando atendo um cliente ou converso com um amigo tenho intenção de ajudá-lo.

Como me posiciono?

Amada! 

Se pensarmos a partir de conceito, de palavras, então, se considerarmos que intenção é apenas uma vontade de que o outro resolva seus sofrimentos, então, realmente devemos abrir mão de ter intenções.

Se pensarmos que propósito é um termo mais amplo que inclui um foco e um olhar além do aparente, então, certamente devemos usar muito mais essa palavra.

“Ao atender um cliente manter o foco no propósito: que seu sofrimento tem um para quê, que nem sempre o tema do cliente é seu sofrimento, mas o aprendizado necessário que ele pede. Portanto, o trabalho de um Constelador, é unir, trazer à luz o que foi esquecido, organizar o que estava separado.

Muitas vezes, o sofrimento, a queixa do cliente é apenas a projeção de uma verdadeira cura,  onde está a real demanda daquele sistema.”

Portanto,  se o conceito para intenção e para propósito for o mesmo: “Permitir que o cliente, por meio dessa ferramenta, torne-se mais completo.”  Tudo bem.

Entretanto, também atuamos no mundo por meio de palavras. Há um consenso, entre professores, que nós Consteladores devemos ter claro para nós sempre o propósito, jamais se imiscuindo ou atrapalhando a vida do cliente com nossas intenções elementares e julgamentos: “óh, coitado está sofrendo! Deve constelar para acabar com esse sofrimento!”  Isso jamais devemos fazer.

Todo sofrimento traz consigo o que foi esquecido, excluído, desordenado, injustiçado.

Esse é o propósito da Constelação Sistêmica: Que todos os sistemas estejam em paz, felizes e saudáveis. Que todos os seres sejam felizes, como diz uma velha canção.

Todos estamos trabalhando para nossos sistemas, o tempo todo, todo o tempo. Esse também é o motivo da vida de um Terapeuta Sistêmico, de um Constelador.

Uma disposição, um servir, um Cuidar do Ser.

Fonte: Youtube

 

 

OLINDA GUEDES é mãe da Nina e Camila Maria, apaixonada pela vida, escreve com o coração o que cabe em palavras.  É mãe de mais outros cinco príncipes na terra, e quatro anjos no céu.

Tem visto tantos milagres, porque Cuidar do Ser é uma bênção.

Conduz, no Instituto Anauê-Teiño, a Escola de Saberes Úteis. Uma iniciativa cujo objetivo é trocar saberes das diversas ciências com o propósito de uma vida mais feliz, próspera e saudável.

 

https://www.facebook.com/olindaguedesfanpage/

https://www.youtube.com/c/OlindaGuedes

https://www.instagram.com/olindaguedes/

#novolivo #constelações #sabersistemico


Denunciar publicação
    060

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.