Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

CONTINUANDO AQUELA “PROSA” SOBRE CONSTELANDO PELA TV

CONTINUANDO AQUELA “PROSA” SOBRE CONSTELANDO PELA TV
Neiva Maria de Mattos
nov. 4 - 5 min de leitura
030

Algumas pessoas perguntaram:

Mas então qualquer um pode sentar em frente a TV, buscar os vídeos no YouTube e constelar, é simples assim?

Bem... Vamos por parte.

Primeiro, eu aprendi desde de criança, ouvindo minha mãe dizer: “você não é todo mundo” e “você não é qualquer um”. De fato, não sou qualquer um. Eu sou uma pessoa estudiosa, leio, pesquiso, faço perguntas, procuro manter contatos com pessoas que conhecem mais do que eu sobre os assuntos que me interessam.

Foi assim que estabeleci com Olinda Guedes um profundo vínculo de afeto, confiança e discipulado. Ela é a Mestra a quem eu sempre digo: “cuidado por onde andas, pois de onde tirares os teus pés, eu colocarei os meus”.

Segundo... eu não sei se assistindo vídeos de profissionais que eu não conheço, com os quais não tenho nenhum vínculo afetivo, diante dos quais talvez não percebesse o “sentido de presença”, que faz com que um contato, embora virtual, seja verdadeiro, seria possível o mesmo envolvimento.

Teria que fazer a experiência, para obter essa resposta. Mas confesso, não estou com disposição para investir tempo nisso, agora. Tempo é uma moeda muito preciosa, e eu estou preferindo investir nesse movimento, com quem eu vi que já deu certo.

Terceiro ... A Escola Real, o Instituto Anauê-Teiño , o blog saber sistêmico, são instituições pelas quais eu desenvolvi um verdadeiro sentido de pertença e isso faz com que os nossos caminhos se encontrem vinte e quatro horas por dia.  Penso que tudo isso facilitou a comunicação virtual que proporcionou o encontro de almas.

Vale a pena lembrar que Constelação não é só metodologia, métrica, técnica e ferramentas. Constelação Sistêmica é acima de tudo, Estilo de Vida. E isso não se constrói num passe de mágica, esse estilo de vida é um milagre que se constrói com Trabalho, Bênção e Graça.

Esse trio Trabalho/Bênção/ Graça, pode até ser expresso com outros nomes, mas eu chamo assim, porque é assim que creio e peço desculpas para os que creem diferente e, sigo acreditando.

Afinal, eu sou de uma geração que cantou com o Padre Zezinho uma canção que dizia assim:

“Esperança chegou, nem se quer se apresentou Foi entrando do mansinho

pela fresta que eu deixei, no sermão que eu escutei e lutei pra não chorar”!

Foi assim que os conhecimentos sistêmicos e as intervenções sensoriais foram entrando em minha vida, pelas frestas, pelas brechas, e fomos trilhando juntos o caminho que eu já havia iniciado sem nem mesmo perceber.

Lembro-me de uns trinta anos atrás, quando a Renovação Carismática Católica era um movimento com uma presença muito forte na Igreja da região em que eu vivia e peregrinavam por aqui, grandes pregadores e, como naquela época não haviam as facilidades tecnológicas que conhecemos hoje, o que se fazia para perpetuar aqueles maravilhosos momentos de oração e seus benefícios, era gravar em Fita K7 os sermões e as músicas, que por sinal, levavam um tempo para ser trabalhada, editada e quando chegava aos felizardos destinatários que podiam comprar, era recomendado ouvir com atenção, em momento de oração, pois a voz na fita trazia a mesma unção que o pregador vivenciou e transmitiu no momento presencial.

É com essa disposição de abertura ao diferente que se pode permitir esse tipo de contemplação em prece.

Embora eu saiba que as Constelações Familiares que conhecemos, graças aos estudos do querido Mestre Bert Hellinger, tem seus fundamentos na Biologia, na Física e nas Leis da natureza, eu me permito acreditar na divina Ruah, (palavra hebraica, feminina que significa Espírito).

Por isso trago presente a poesia de uma irmã que conheci no final da década de 90, e ela assim escreve:

“Na mais linda simbologia o beijo de Deus é o gesto que expressa a intimidade do amor, sempre com proximidade. O amor é sempre próximo.

Deus aproxima-se desse barro que Ele continua carinhosamente plasmando. Aproxima-se, sem distância nenhuma e beija essa argila.

Podemos imaginar essa argila que somos nós sussurrando na boca de Deus, como a amada do Cântico, que diz: ‘Beija-me com beijos de tua boca’. E então o ser humano de terra se animou.

Eis aí a volta ao primeiro amor.

Deus escuta, continua beijando, envolvendo com ternura a minha existência, qualquer que seja a situação”. (Irmã Ana Roy)

 

Pensando dessa forma, posso concluir que então, ... é simples assim.

 

Neiva Maria de Mattos   - Irmã de Jesus Adolescente

Doutora em Educação Terapeuta Sistêmica by Olinda Guedes – Constelações, Massagem Reparentalizadora, Oficina de Emagrecimento e outros atendimentos sistêmicos.

@neivamattos


Denunciar publicação
    030

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.