Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
loading
Constelações SistêmicasVOLTAR

DA ESCURIDÃO PARA A LUZ

DA ESCURIDÃO PARA A LUZ
Juliema Trein
jan. 25 - 4 min de leitura
010

Estar no escuro sempre nos faz sentir medo, desconforto e angústia. Sentimentos e sensações que aprisionam e paralisam. Mas muitas vezes esse “escuro” não diz respeito apenas ao seu significado real, de falta de luz, mas ao seu significado mais profundo de obscuro, que denota tristeza, sombrio, e tenebroso.

Minha alma muitas vezes se sente assim.

Mas o que desencadeia sentir minha noite escura da alma?

Na minha infância convivi com meu pai que era alcoolista. Isso é algo muito mais comum do que se imagina em muitos lares e infelizmente eu vivi essa situação. É uma escuridão que atinge toda a família. O alcoólatra mergulha na sua escuridão e bebe para anestesiar a vida e tentar fugir dos seus “fantasmas”, mas não percebe que afunda cada vez mais nessa noite escura.

Atinge a esposa que não aguenta mais e que também cai na escuridão da tristeza, da solidão e vê sua família desestruturar. Os filhos que assistem calados, encolhidos e tendo apenas Deus como única solução para tirá-los daquele lugar porque infelizmente não há mais a quem recorrer. E digo isso porque inúmeras vezes o que me restava era escrever uma cartinha para Deus na esperança de que Ele me mostrasse a luz.

 Chegou o dia que eu saí de lá. Deus me mostrou a luz, mas a escuridão não saiu completamente de mim.

Tenho completa aversão à bebida e a pessoas que bebem. O que pode parecer normal como um jantar regado a bebidas para mim é um verdadeiro martírio, principalmente em relação ao meu marido. Cada vez que ele bebe, a escuridão transborda em mim e a sensação é igual a de quando eu era criança. Só que agora estou também no lugar da esposa e caio também na escuridão da tristeza e da solidão.

É uma dor que flagela todo meu ser e minha alma cai no sombrio e obscuro.

Tenho aprendido muitas coisas. Não posso mudar quem não quer a mudança. Vou vivendo um dia de cada vez por que a vida sempre oscila em momentos bons e ruins e os dois ensinam.

Os meus vazios busco preencher com conhecimento e principalmente com autoconhecimento. Nunca perco a minha fé na vida, no outro e em Deus apesar de muitas vezes vacilar. Deus nunca me abandona, em nenhum momento. Agradecer sempre, já que por mais escura que seja a noite, sempre temos um amanhecer.

E principalmente constelar todos os dias assim:

       “Eu te perdoo pelo que você faz a ti e que reflete em mim;

         Eu me perdoo por todas as vezes que perdi a esperança;

         E a Jesus eu entrego a resolução dessa situação.

         Porque eu não permito que a minha escuridão seja maior que a Luz que o Senhor tem para mim.”

        O amor é um serviço de Deus no qual empregamos dedicação sem esperar nada em troca. Infelizmente não podemos viver pelos outros, mas podemos de alguma forma ajudar quando acreditamos que existe uma força maior que tudo pode. Tudo que ela nos pede é fé. Ela é a mais pura luz, capaz de iluminar a mais densa escuridão que vai mostrando o caminho para todos que a quiserem seguir.

                                                                                                                 

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.