Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

DAV - ESCREVI A MINHA

DAV - ESCREVI A MINHA
MILENA PATRICIA DA SILVA
fev. 18 - 2 min de leitura
000

Vamos conversar sobre a morte? - Pensando sobre DAV (Diretivas Antecipadas de vontade) decidi escrever a minha.

Na minha fase final de vida eu não quero ficar sendo submetida a procedimentos e terapêuticas inúteis. Não quero que me forcem a fazer quimioterapia, diálise, não quero ser submetida a tratamento para prolongamento da vida de modo artificial. Ressuscitação (ONR - ordem de não reanimar), cardiopulmonar, ventilação mecânica, tubos de alimentação, nutrição artificial, fundos intravenosos. Por favor, não quero ficar sofrendo em vão.

Eu já tive uma fase de quase morte e a sensação é angustiante. Eu só queria que o sofrimento terminasse. Ainda que isso significasse que eu morreria. Ninguém merece sofrer por dores e desconfortos, nem no fim da vida. Que eu tenha o fim da minha vida o mais confortável possível. Não deixem ficarem me entupindo de líquidos, o corpo quando está levemente desidratado tem mais conforto para se desligar e isso faz parte do processo de morte.

Não quero que nada prolongue meu sofrimento se não puder me trazer benefícios. Aceito receber os Cuidados Paliativos para que haja conforto do fim da minha vida.
Se meu corpo der sinais de que está na hora de ir, deixe-me ir. A morte é natural, assim como o nascer. Meus pés são sempre gelados, quero meias bem quentinhas. De preferência que eu faça minha passagem em casa. Não me mantenha em hospital, se eu puder morrer em casa vai ser lindo.

Embora exista uma forma de formalizar esse documento no cartório e até com o CRM, eu fiz assim de forma informal, a princípio, para abrir o caminho da reflexão a cerca do tema. Para que eu pudesse pensar como quero que seja e despertar que outros pensem em como querem que seja e falem com sua família sobre isso.

Vamos falar sobre finitude?

Ah, óbvio que se eu puder escolher, morreria bem velhinha, deitada numa rede, dormindo. Mas, se tudo for diferente de como imagino, eu já deixo a minha manifestação sobre como gostaria que fosse.

Se você quiser mais sobre DAV, fale comigo!

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.