Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

De cócoras no País da cesárea

De cócoras no País da cesárea
OLINDA GUEDES
jun. 3 - 4 min de leitura
000

Eu li o livro de Moisés Paciornik - Aprenda a Nascer com os Índios - em 1986 durante a residência médica no Hospital de Clínicas. Fiquei estarrecido pela simplicidade da argumentação, que se chocou contra meu peito com a violência de uma verdade escondida. "Mulheres somente deitam para parir porque os médicos mandam. Nenhuma pessoa deitaria para evacuar; por que faria isso para parir?".

Meus professores se juntaram ao coro do deboche criado pelos meus colegas. "Mulheres têm o períneo fraco pela vida civilizada. Índias sobem em coqueiros; elas podem, mulheres da cidade não." Toda a tolice oportunista da velha obstetrícia pode ser sintetizada nesse conceito. Nesta época todos os meus professores ensinavam episiotomia (e posição de litotomia) mesmo que os trabalhos que desacreditavam as episiotomias de rotina já tivessem sido publicados. Nenhum professor entendia que mudar a postura das mulheres ao parir tinha qualquer relevância. Em verdade, sequer percebiam que a posição de parir era apenas uma forma de materializar conteúdos ideológicos subliminares (e inconfessáveis): a crença na defectividade das mulheres para a realização de suas tarefas femininas. Esta perspectiva diminutiva das mulheres confirmava a imagem auto proclamada de "salvadores". Como dizia meu colega Max "Sou o caminho, a verdade e a vida; só parirás se for por mim".

A posição deitada e com as pernas abertas é uma metáfora complexa e poderosa a sinalizar submissão entre os mamíferos. Quem tem cachorro e gato em casa sabe que é assim que eles demonstram sua rendição ao poder magnânimo dos donos. Às mulheres determinamos o mesmo: "Submetam-se ao poder fálico da medicina e em troca permitiremos que vocês sobrevivam ao parto". Para isso foi necessário convencer a todas elas que a dor do parto é insuportável, que anestesias são inócuas, que cesarianas são modernas e seguras, que os cordões são assassinos e que seus corpos foram mal planejados, obras imperfeitas de uma natureza cruel e injusta.

Na vigência do patriarcado foi fácil convencê-las de tantos conceitos equivocados. Rodeadas de medo e sem suporte social, quem não se abraçaria na promessa de redenção da tecnocracia? Quem colocaria cera nos ouvidos para não receber o canto mavioso e inebriante da obstetrícia intervencionista?

Todavia, o engodo da defectividade feminina e a mentira de seus corpos falhos durou o tempo do patriarcado em êxtase. Bastou se analisar com um mínimo de isenção estes fatos para que a construção secular do paradigma médico despencasse aos nossos pés como um castelo de cartas.

Assim, nas últimas três décadas, caíram por terra a episiotomia, o Kristeller, a tricotomia, os enemas, a restrição ao leito, a roupa de anjo- com- bunda- de- fora, o "sorinho" para hidratar e "manter veia", a hospitalização, a superioridade médica na atenção e até mesmo a posição de parir. Hoje em dia toda a construção machista da assistência aos partos sucumbe lentamente, dobrada pelos ventos da pesquisa e pela pressão política contrária às múltiplas violências aplicadas à mulher gestante. Tudo isso embasado em evidências científicas.

Custei a enxergar o que se ocultava por detrás do meramente manifesto nas "posturas de parir". Escondido sorrateiramente entre protocolos e rotinas estava o cerne da dominação: a submissão precisava ser explícita e determinante, expressa de forma inquestionável na estética dos partos. "Mulheres abaixo; médicos acima".

Moisés tinha razão: Enquanto elas estiverem deitadas e impotentes a opressão sobre seus corpos triunfará. Todavia, uma vez que as mulheres se levantem de seu leito de medos toda a história do nascimento se transformará.

Salve, mestre!!

 

Texto: Ricardo Herbert Jones

Fonte: Facebook

Matéria:

https://piaui.folha.uol.com.br/materia/de-cocoras-no-pais-da-cesarea/?fbclid=IwAR14Ds6hsUyYiBSWpPw2ror6h2umvXK4wMDJ4vFgz9wiHDkGI8Zplz-UmU0

 

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.