Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

DE ONDE VIERAM AS MINHAS PROFISSÕES?

DE ONDE VIERAM AS MINHAS PROFISSÕES?
Neiva Maria de Mattos
dez. 9 - 3 min de leitura
080

Linda, romântica, sistêmica essa maneira de ensinar sobre constelações organizacionais, iniciando pela primeira organização social que frequentamos, fora do círculo familiar, que é a Escola.

Maravilhosa também a referência à Escola, não só como instituição, mas como um "ser vivo", que possui uma energia vital capaz de influenciar profundamente e para sempre a existência de todos que a frequentam.

Nesse módulo estudamos também os significados sistêmicos de tempo, dinheiro, carreira e profissões.

Uma das abordagens que mais me encantou foi a aula 5, porque nela, aprendemos como podemos, com perguntas simples, ajudar alguém a perceber ou fortalecer a escolha de sua carreira profissional.

1 - O que você gostava de fazer quando era criança e como colocar isso a serviço da humanidade?

2 - Quais os talentos dos seus antepassados?

Essas questões, levaram-me, como num passe de mágica, de volta à minha infância. Pude ver a menina sapeca, que além de subir em árvores, jogar bola, empinar pipas e tantas outras brincadeiras consideradas de meninos, gostava também de brincar de escolinha. Parece que a fome do aprender e ensinar já nascera comigo.

Olhando um pouco mais para trás, vejo a minha mãe professora e o meu avô paterno que também trabalhava em uma escola.

Mas não é só isso, há também uma inclinação para o comércio, bem como para a liderança. E então vejo o avô materno que eu nem conheci, mas que me contaram, que era proprietário da "venda", (uma espécie de mercado/bolicho no interior do Mato Grosso) e exercia uma certa liderança política no lugarejo em que viviam. Ele era também chamado "redeiro", o que significava ter alguns apetrechos de pesca além do artesanal e liderar os pescadores.

Da união desses dois sistemas, surge a professora que se torna diretora, que agrega ao seu redor pessoas e instituições e que projeta e coordena reformas e construções de casas e escolas, honrando assim a memória do papai que trabalhava na construção civil.

Com essas lembranças e memórias, posso construir a linha do tempo de minhas profissões passadas, presentes e futuras.

No passado, lembro-me aos oito anos de idade, vendendo abacates, aos treze lecionando na escolinha mantida pela minha mãe, aos dezessete sendo chamada  de escriturária na prefeitura Municipal, aos dezoito trabalhando na Empresa de Telecomunicações, aos vinte e quatro assumindo como professora de Escola Pública e aos sessenta e dois anos de idade, vislumbrando a aposentadoria e desenhando o futuro como aprendiz de terapeuta.

De onde vem essa vocação para cuidar do Ser?

Bem... além de ver a minha mãe sempre cuidando, atendendo, acudindo e ajudando quem precisasse, eu acredito que essa eu herdei do meu papaizinho Dom Vicente Bartolomeu Maria Priante, afinal ele era Bispo e o papel principal do Bispo é cuidar das “almas” , ao estilo do Bom Pastor que prioriza o cuidado com as ovelhas machucadas.

Diante dessa trajetória toda, só posso perguntar, como sempre faz a minha Mestra Olinda Guedes, "não é lindo isso"?

@neivamattos

Doutora em Educação,

Terapeuta Sistêmica by Olinda Guedes

(constelações, massagem reparentalizadora, Oficina de emagrecimento)

 

Elitserv | Redeiro (Pesca) e Afins

 

 

 


Denunciar publicação
    080

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.